7 de abr. de 2024

Salmo 8. Tema: O caos é responsabilidade humana.

  •  “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6  Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7  ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8  as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.” (Sl 8:5-8 RA)

 

          As vezes olhamos para o mundo e pensamos porque tudo está tão ruim, os homens estão cada vez mais perversos, a natureza é destruída, pessoas se destroem aos poucos e Deus não interfere? 

          Em primeiro lugar precisamos entender que se Deus não estivesse renovando diariamente sua misericórdia, o que está ruim estaria pior e que a responsabilidade do caos mundial é do homem e não de Deus, afinal após o pecado ficaram apartados.

         Quando Deus criou o homem e a mulher os fez a Sua imagem e semelhança e lhes deu a missão de cuidar da terra e do que nela existia. Enquanto o casal estava alinhado com Deus tudo estava bem, mas a partir do pecado, a imagem e semelhança que o homem tinha foi adulterada, maculada, manchada e tudo começou  a  se desintegrar.

  • “ Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1:26-27 RA)

      Basta você ler com atenção os primeiros capítulos de Gênesis e perceberá que após pecar o homem se desconectou de Deus e a partir daí surgiram comportamentos indevidos, pois passou a não assumir suas responsabilidades, acusando a Deus e a mulher da desobediência que havia cometido. A mulher perdeu a autonomia e passou a ter que estar sujeita a seu marido e a ter problemas com a natureza (serpente) e a natureza passou a ser atacada e destruída. Enfim, tudo começou a se desintegrar.

      Se o homem e a mulher não tivessem pecado o mundo não seria o que é. As relações interpessoais seriam saudáveis e puras. A natureza seria preservada. As famílias estariam unidas e principalmente a imagem e semelhança de Deus teriam sido preservadas, proporcionando comunhão plena.

     Graças a Deus que em Jesus há uma promessa de novo céu e nova terra, onde habitará a justiça. Os animais conviverão harmoniosamente e tudo será perfeito, pois o homem ao estar em plena harmonia com Deus, também estará em harmonia consigo, com o próximo e com o restante da criação.

     É para este novo mundo que estamos caminhando. Por isso não desista de sua peregrinação, pois além de uma coroa, uma nova vida lhe aguarda. Fique firme, pois aquilo que Adão perdeu, Jesus reconquistou e tudo será recriado, reposicionado e pelo fieis será desfrutado.

  • “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Is 65:17 RA)
  • “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Is 66:22 RA)
  • “Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12  esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13  Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,” (2Pe 3:11-14 RA)
  • “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12  mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1Pe 2:11-12 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.