5 de abr. de 2024

Salmo 5. Tema: Mecanicidade ou Expectativas em Deus?

  • “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” (Sl 5:3 RA)

 

           A perda da expectativa leva consigo o brilho da vida. Quando olhamos para algo ou alguém e não imaginamos a possibilidade de coisas boas acontecerem, começamos a entardecer, o sol gradativamente vai se ponto e o ocaso toma conta da nossa alma.

           Quando semeamos, trabalhamos, investimos, pregamos, oramos, contribuímos, nos relacionamos sem expectativas positivas o encanto vai embora e nos tornamos mecânicos e por fim desistimos.

           A mecanicidade (fazer por fazer, ou fazer apenas por compromisso ou obrigação) consegue nos manter produtivos por um tempo, mas não tem como nos sustentar, pois é como uma máquina que funciona sem lubrificação, mais dia menos dia trava e termina enferrujando e não servindo para nada mais do que o fogo. Quem lê entenda.

           Davi orava de manhã não apenas por ter essa tradição, esse hábito, essa regra, mas por esperar em Deus, afinal sabia que as respostas viriam segundo a onisciência, onipotência, amor e justiça do Senhor que sabe de todas as coisas, inclusive do que era melhor para ele.

           Sei que as experiências negativas e decepções com pessoas e até consigo, apagam algumas luzes e aos poucos a vida vai ficando escura, mas quando a luz do Senhor apaga nossa alma entra em densas trevas.

           Como andam suas expectativas em Deus e naquilo que faz para Ele? Se suas expectativas no Senhor continuam altas, mantenha-se focado, caso estejam perdendo ou tenha perdido o brilho, clame por socorro enquanto é tempo, pois Nele estão todas as nossas fontes.

           Se o servir (orar, ler a Palavra, congregar, contribuir, evangelizar, etc.) a Deus deixou de ser percebido como um privilégio, suas práticas devocionais se tornarão uma obrigação e quando isso acontece o doce se torna insípido e depois amargo, perdendo toda sua razão de existir, por isso deixa de ser buscado e desfrutado.

           Ore como Davi, “restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” (Sl 51:12 RA) e suas expectativas em Deus voltarão e o prazer reinundará seu viver.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.