3 de abr. de 2024

Salmo 3. Tema: Crescem os inimigos, os inimigos crescem.

  •   SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2  São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. 3  Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. 5  Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. 6  Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. 7  Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. 8  Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.” (Sl 3:1-8 RA)

          O salmo 3 registra provavelmente um dos períodos mais difíceis da vida de Davi, pois ele via crescerem seus inimigos em quantidade, mas também via seus inimigos crescerem em idade e força.

          Segundo estudiosos, o Salmo 3 foi escrito por Davi quando Absalão, seu filho, o perseguia. Um dia a criança que esteve nos braços de Davi agora queria seu trono, tecia comentários maldosos a respeito do pai à porta da cidade,  o desonrava publicamente possuindo suas concubinas e desejava matá-lo. Este inimigo cresceu, pois encontrou aliados dentro do palácio como Aitofel, ex-conselheiro de Davi e infelizmente terminou seus dias traspassado pela lâmina de Joabe.

          Além dos inimigos que cresceram dentro da família e do palácio, cresciam os inimigos de Davi fora do palácio,  pois os outros reis se irritavam com a  prosperidade do ungido de Deus e se aliavam para atacá-lo e destruí-lo.

          Contudo, diante de tamanhos e terríveis desafios Davi se entregava a Deus e pedia que fosse seu juiz, afinal não poderia mudar o coração das pessoas, nem impedi-las de pensarem e falarem o que desejavam, porém sabia que ninguém pode fugir da justiça do Eterno e da colheita das sementes que plantou.

          Tem crescido os seus inimigos, confie em Deus, pois só Ele pode lhe proteger e lhe dar condições de deitar, dormir e acordar, tendo sua vida preservada. Se necessário fique calado, fuja, não revide, apenas entregue-se ao Senhor, pois fará justiça o Senhor de toda a terra.

          Procure ser santo mesmo quando sofre perseguições, siga o exemplo de Jesus, pois nos mostrou como proceder em situações assim:

  • “ Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. 2  Pilatos o interrogou: És tu o rei dos judeus? Respondeu Jesus: Tu o dizes. 3  Então, os principais sacerdotes o acusavam de muitas coisas. 4  Tornou Pilatos a interrogá-lo: Nada respondes? Vê quantas acusações te fazem! 5  Jesus, porém, não respondeu palavra, a ponto de Pilatos muito se admirar.” (Mc 15:1-5 RA)
  •   Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22  o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23  pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1Pe 2:21-24 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.