11 de abr. de 2024

Salmo 11. Tema: Preserve os fundamentos.

  •   “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Sl 11:3 RA)

      Fundamentos são os alicerces que trazem sustentação às construções, quer sejam grandes ou pequenas, altas ou baixas, largas ou estreitas, simples ou sofisticadas.

       Investir nos fundamentos é proteger o passado, o presente e o futuro, tanto seu, quanto de outras pessoas. No passado, porque foi nele que você conseguiu os recursos a serem aplicados na construção. No presente, pois é  nele que você está direcionando o que foi tão dificilmente adquirido, e no futuro, pois, desfrutará e se beneficiará do que será construído. Logo, destruir os fundamentos é comprometer toda a existência e inviabilizar todas as possibilidades.

       Como homens e mulheres de Deus devemos investir e proteger os fundamentos espirituais, morais, emocionais e existenciais, tanto da nossa vida, quanto do nosso casamento, relacionamentos, ministério e profissão, para que vejamos  bons resultados do nosso “penoso trabalho”.

       Não deixe que fundamentos como a fé, a santidade, a verdade, a sinceridade, a pureza, o amor, a confiança, etc. sejam contaminados pelo pecado e maldade, pois se isto acontecer o que há de mais precioso em sua vida ruirá e grande será o prejuízo.

       Esteja atento, pois “se a luz que há em você se tornar em trevas, quão densas trevas serão”. Se os fundamentos forem destruídos toda a construção ruirá, e com ela, tudo e todos que nela se encontrarem.

       A Palavra de Deus nos apresenta o exemplo de anjos que não guardaram o estado original (os fundamentos), e por isso, além de perderem o céu, estão destinados a juízo: “ Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6 e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;” (Jd 1:5-6 RA). 

       Em contra ponto, a Bíblia nos relata que o apóstolo Paulo, por guardar os fundamentos, terminou sua peregrinação de forma vitoriosa: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2Tm 4:7 RA)

        Esteja atento! Proteja os fundamentos, para que não perca tudo que foi tão custosamente construído. “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.