4 de abr. de 2024

Salmo 4. Tema: Sossego para a alma.

  •  “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.” (Sl 4:4 RA)

      Sossegar é atingir um nível de maturidade espiritual que excede o entendimento humano. Sossego é quietude, descanso, repouso, calma, tranquilidade, mesmo diante de problemas, crises e dificuldades. Isso não quer dizer que seremos passivos, indiferentes, ou inertes, mas que teremos interiormente uma paz diferenciada que nos manterá sóbrios, mesmo em um mundo perturbado.

  • Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp 4:6-7 RA)
      Para atingirmos este estado de espírito, precisamos estar com a fé bem consolidada e desenvolvermos nossa espiritualidade, visto que será nossa confiança em Deus que aquietará nossa alma.

  • “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.” (Sl 4:8 RA)

      A ansiedade, o medo, a pressa, são situações que perturbam nossa alma e desestabilizam nossa caminhada, relacionamentos e produtividade,  em contrapartida, o sossego, a moderação, o contentamento, são virtudes que nos fazem permanecer e prevalecer mesmo em momentos tumultuados e turbulentos.

  • Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. 38  E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39  E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40  Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4:37-40 RA)

      O Salmo 4 nos ensina que fazer uma reflexão depois de um período vivido,  nos ajudará a perceber que Deus cuidou de nós e continuará agindo assim enquanto vida tivermos. Esta conscientização nos dará condições de dormir e nos prepararmos para uma nova jornada de fé, pois pelo Senhor seremos guardados e renovados, pois Suas misericórdias se renovam a cada manhã.

      Peça a Deus para lhe abençoar com  sossego para sua alma, esta bênção lhe proporcionará tranquilidade, pois a paz interior é uma das maiores graças que podemos receber e desfrutar em meio a tantas tribulações.

      Disse Jesus:

  • “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27 RA)
  • “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20:19 RA)
  •  “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.” (Jo 20:21 RA)
  •  “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20:26 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.