30 de ago. de 2020

1 Coríntios 10. Tema: Por trás dos ídolos estão os demônios.

                        Observe que um dos pecados mais denunciados e combatidos na Bíblia é a idolatria. O homem caído  cria "deuses" a sua imagem e semelhança, isto é,  define "deus" e procura adequá-lo as suas conveniências. 

                        Não é sem razões que os dois primeiros mandamentos da Lei de Deus, entregue a Moisés, combatem diretamente a idolatria (veja Êxodo 20: 1-6). Isto é tão sério que, quando a igreja se desviou  de Deus, logo mudou estes mandamentos ( compare o que diz o catecismo da igreja  romana com o que diz a Bíblia e ficará surpreso). 

                        A idolatria é fruto da queda do homem, e quando criamos, ou servimos aos  ídolos,  nos tornamos semelhantes a eles perante o Senhor ( Salmo 115: 1-8), isto é, sem vida. Além do mais, atraímos a maldição da Lei contra nossos descendentes. De Deus não se zomba!!

                        Pare de "criar" deuses a sua imagem e semelhança. Pare de servi-los. Caso contrário, não terá vida eterna ( 1 Coríntios 5:9-11; 1 Co 6:9-10; Apocalipse 21:8). Ou você serve a Deus que criou o homem ou  aos deuses criados pelos homens. Não há como conciliar. Deus requer exclusividade!!

                        Por trás de cada ídolo há no mínimo um demônio. “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?” (1Co 10:19-22 RA)

                        A idolatria foi e é uma das manifestações mais claras de decadência espiritual de pessoas e nações. O Senhor é espírito e é suficiente para aqueles que o conhecem pessoalmente. Além do mais, só Deus é onisciente, logo, como um ídolo, ou o demônio a quem representa,  poderia ouvir mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

                        Colocar um ídolo em casa atrairá a ira de Deus. “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.” (Dt 7:25-26 RA)

“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:1-6 RA)

“Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos Amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js 24:15 RA)

Desenho de esqueleto ajoelhado vetorial | Vectores de Domínio Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.