26 de abr. de 2024

Salmo 26. Tema: Caminhos aplanados, coração apaziguado.

  •  “O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações, bendirei o SENHOR.” (Sl 26:12 RA)

 

            Como é bom ter a consciência tranquila, por estar andando em integridade e pureza de vida!! Como é maravilhoso poder achegar-se a Deus na certeza de estar andando em santidade e integridade! Como é excelente poder olhar pra Deus e para as pessoas convicto de estar procedendo corretamente! Assim encontrava-se Davi ao escrever o salmo 26.

            Observe que o texto, sagrado inspirado pelo Espírito Santo, relata que o homem de Deus estava em retidão de vida, por isso, caminhava tranquilo:   Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar. 2  Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. 3  Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade. 4  Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo. 5  Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento. 6 Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar, 7  para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. 8  Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.” (Sl 26:1-8 RA)

            Se Davi conseguiu viver integralmente e integramente perante o Senhor, mesmo sendo um pecador, foi devido as misericórdias e graça de Deus, mas também, devido as suas escolhas e ao sujeitar-se ao guiar do Espírito Santo, fatos estes que também podem acontecer conosco. Não podemos afirmar se este relato foi anterior ou posterior ao caso Urias-Batseba, pois os salmos não apresentam uma cronologia, mas podemos ter a certeza que, neste momento, tudo estava dentro dos padrões divinos.

            Busquemos andar em pureza de vida!! Procuremos a retidão, a santidade, o proceder sem dolo (maldade), consequentemente viveremos sem vacilar e andaremos “ao redor” do altar de Deus entoando louvores em alta voz, proclamando as maravilhas realizadas pelo Eterno e como consequência avançaremos de força em força e veremos vales áridos sendo transformados em mananciais, cobertos de bênçãos.

  •   Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, 6  o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. 7  Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.” (Sl 84:5-7 RA)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.