17 de abr. de 2024

Salmo 17. Tema: Consciência pura, alma tranquila.

  •  “ Ouve, SENHOR, a causa justa, atende ao meu clamor, dá ouvidos à minha oração, que procede de lábios não fraudulentos. 2  Baixe de tua presença o julgamento a meu respeito; os teus olhos vêem com eqüidade. 3  Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride. 4  Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento. 5  Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram.” (Sl 17:1-5 RA)

 

          Todos são pecadores e isso nos faz estar atentos quanto a nós mesmos, pois somos passíveis de erros, contudo, em determinadas circunstâncias podemos ficar tranquilos, pois sabemos que graças a Deus temos agido com justiça e retidão e aquilo que dizem contra nós são injúrias e calúnias.

          Ao escrever o Salmo 17, Davi se encontrava tranquilo espiritualmente e psicologicamente, pois sabia que estava procedendo de acordo com os princípios e propósitos de Deus, por isso, além de estar em paz,  pedia proteção divina e justiça contra seus inimigos.

  • Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, 9  dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte. 10  Insensíveis, cerram o coração, falam com lábios insolentes; 11  andam agora cercando os nossos passos e fixam em nós os olhos para nos deitar por terra. 12  Parecem-se com o leão, ávido por sua presa, ou o leãozinho, que espreita de emboscada. 13  Levanta-te, SENHOR, defronta-os, arrasa-os; livra do ímpio a minha alma com a tua espada, 14  com a tua mão, SENHOR, dos homens mundanos, cujo quinhão é desta vida e cujo ventre tu enches dos teus tesouros; os quais se fartam de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos. 15  Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.” (Sl 17:8-15 RA)

          Busque andar em santidade (justiça e retidão) e sem maldade em suas motivações, intensões e ações, pois isso lhe dará paz interior e ainda que os homens se levantem e lhe acusem, poderá dormir e acordar tranquilamente, além de poder pedir justiça e juízo divinos, sobre quem está procedendo caluniosamente e com certeza o Juiz de toda terra julgará tua causa.

  • “A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o SENHOR, teu Deus.” (Dt 16:20 RA)
  •  “Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.” (Sl 11:7 RA)
  •   Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? 2  O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3  o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4  o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; 5  o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Sl 15:1-5 RA)
  •  “Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar.” (Sl 26:1 RA)
  •  “Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros.” (Sl 45:7 RA)
  •  “Bem-aventurados os que observam o direito, o que pratica a justiça em todos os tempos.” (Sl 106:3 RC)
  •  “Atende, SENHOR, a minha oração, dá ouvidos às minhas súplicas. Responde-me, segundo a tua fidelidade, segundo a tua justiça.” (Sl 143:1 RA)
  •   A justiça do íntegro endireita o seu caminho, mas pela sua impiedade cai o perverso. 6  A justiça dos retos os livrará, mas na sua maldade os pérfidos serão apanhados.” (Pv 11:5-6 RA)
  •  “O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.” (Pv 21:21 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.