14 de abr. de 2024

Salmo 14. Tema: Insensatos e corrompidos.

  •  “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. 2  Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. 3  Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Sl 14:1-3 RA)

        O ataque, ou negação a existência de Deus, estão diretamente relacionados a condição pecaminosa do homens. Desde o Éden, a mente humana foi corrompida e a busca por ser “deus”, faz com que haja um ataque ao “arque inimigo” (Deus verdadeiro), pois pensamentos de autossuficiência e independência são mantidos e desenvolvidos.

        O Espírito Santo deixa claro que negar a existência de Deus é um ato de insensatez e até insanidade, pois sendo o legislador e juiz, o homem caído precipita-se em relativizações condutoras ao caos moral e existencial, visto que a própria vida passa a ter um pequeno significado, chegando apenas a algumas décadas.

        Se não há um Deus, cada ser humano seria um “deus” de si mesmo, para si mesmo, logo, cada um determinará o que é certo ou errado e assim a raça humana se autodestrói.

        Por ser o legislador da moral e da ética, o homem caído relativiza o certo e o errado e termina sendo refém de suas próprias imperfeições, materializadas tanto em si quanto no outro.

        Ao ver estas posturas, Deus procura na terra pessoas que O temam e O busquem e quando não  as encontra, por estarem extraviadas e corrompidas, executa Seu juízo.

        Diante deste contexto de esfriamento, indiferença e  apostasia, ré ecoa a pergunta de Jesus: “... quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18:8 RA)

             Contudo, até a volta de Jesus, sempre existirá um testemunho de fé e fidelidade na terra, pois, por valorizarem a misericórdia e não desprezarem a graça, apegar-se-ão ao Senhor e a Sua palavra e prevalecerão. Procure manter-se santo e esteja entre estes, pois aqueles se perderão eternamente, pois não conseguirão salvar-se a se mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.