29 de mar. de 2024

Apocalipse 20. Tema: Duas mortes e Duas ressurreições.

  •  “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Ap 20:6 RA)

          A Palavra de Deus nos fala sobre duas mortes e duas ressurreições. Para entendermos melhor estas realidades devemos recorrer ao texto bíblico, para não sermos enganados, atemorizados e nem aterrorizados.

  1. Primeira morte: Aconteceu quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden. Ali o homem e a mulher morreram espiritualmente.

  • E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)
  •  “ Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7  Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.” (Gn 3:6-7 RA)
  • “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.” (1Co 15:21 RA)
  • “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12 RA)

     2. Segunda morte: Acontecerá quando os que foram separados de Deus pelo pecado, forem                   condenados eternamente.

  • “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20:14 RA)
  •  “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)

     3. Novo nascimento: Para que não passemos pela segunda morte, precisamos receber Jesus como           Senhor e Salvador. Assim nasceremos novamente para Deus, seremos recriados e viveremos para           Deus:

  • “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3 BRP)
  •   Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (Jo 3:5-7 RA)
  •  “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação } as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)

     4. Primeira ressurreição: Acontecerá na volta de Jesus. Aqueles que morreram em Cristo                       ressuscitarão primeiro.

  • “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;” (1Ts 4:16 RA)
  •  “ Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5  Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. 6  Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Ap 20:4-6 RA)

     5. Segunda ressurreição: Acontecerá quando os que morreram sem Cristo forem comparecer                 perante o Trono branco, para serem julgados e condenados perpetuamente.

  • Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13  Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14  Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15  E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap 20:11-15 RA)

       Conclusão: Bem-aventurados aqueles que através de Jesus Cristo nascerem de novo, pois se                   tiverem morrido fisicamente em Sua volta ressuscitarão e se estiverem vivos arrebatados serão,               pois terão seus nomes escritos no Livro da Vida.
  • “ Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (1Ts 4:16-18 RA)
  •  “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.