4 de mar. de 2024

1 João 4. Tema: Não seja ingênuo em um mundo perversidade.

  •  “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo 4:1 RA)

 

           Nem todos que falam em nome de Deus são por Ele respaldados. Nem todos que trabalham em nome de Deus são por Ele aprovados. Infelizmente, o joio e o trigo crescem juntos e só o tempo fará com que sejam distinguidos.

           O Espírito Santo alertou os cristãos a serem reticentes, cautelosos e até desconfiados em relação as pessoas, visto que existem muitos infiltrados com o coração cheio de perversidade, tendo como objetivo manipular, usurpar e explorar a fé dos outros. Por isso, não devemos dar crédito a todas as vozes que ecoam aos nossos ouvidos, mesmo que falem em nome de Deus.

           Falsos mestres, falsos apóstolos, falsos pastores, falsos ministros de louvor, falsos crentes, são perigosos para a saúde da Igreja, contudo, trazem à tona a realidade inversa, pois só existe o falso, porque existe o verdadeiro.

           Nosso desafio é pedir a Deus discernimento de espíritos, estarmos vigiando e orando, examinando os fundamentos, pondo a prova as falas, observando os detalhes, verificando os frutos, antes de acolhermos em nossos corações, famílias, igrejas e empresas, pessoas que estejam mal intencionadas.

           Precisamos ter nossas faculdades espirituais exercitadas, para discernirmos não somente o bem, mas também o mal. Para que não venhamos cair em armadilhas, laços, ou areia movediça dos falsos mestres e ensinamentos.

           Mantenha seus olhos naturais e espirituais abertos, sempre peça a Deus discernimento de espírito, mas tenha cuidado para não sair julgando as pessoas e vendo o mal em tudo e em todos, menos em você. Lembre-se que a pessoa má, pervertida, maliciosa, pode ser você. Peça a Deus para lhe sondar, pois em seu coração podem existir maus desígnios, maus caminhos, más intenções, fazendo de você o verdadeiro vilão da história.

           Não dê crédito a quem não tem lastro. Não aprove antes da prova. Antes que qualquer pessoa  tenha lugar de fala em sua vida, deve ser provada e aprovada por Deus. Lembre-se que tem coisas que só o tempo traz à tona, por isso não tenha pressa, guarde seu coração, pois dele procedem as fontes da vida.

  •  “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2Co 13:5 RA)
  •  “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:14 RA)
  •  “ Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9  a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10  a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.” (1Co 12:8-10 RA)
  •  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mt 7:21-22 RA)
  •  “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” (Jd 1:4 RA)
  •  “ Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; 13  ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.” (Jd 1:12-13 RA)
  •   “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mt 10:16 RA)

 

           

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.