1 de mar. de 2024

1 João 1. Tema: Como construir a unidade da fé.

           Unidade fala de propósito, união refere-se a relacionamentos. Como Cristãos, precisamos entender que sem unidade na fé (alinhamentos de crenças) não há como sermos unidos nos relacionamentos (união), visto que “não há como dois caminharem juntos se não houver entre eles acordo” e “uma casa (família, igreja, empresa, instituição) dividida (di-visão= duas visões) não prevalecerá”.

·      Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” (Mc 3:24-25 RA)

·      “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am 3:3 RA)

           O Espírito Santo, inspirou Paulo ao escrever a carta aos efésios explicando como o ensino ministrado pelos líderes é importante na construção da unidade de crenças entre os cristãos. Logo, podemos perceber como é fundamental termos um pensamento alinhado para podermos caminhar juntos.

·      E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14  para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” (Ef 4:11-14 RA)

            Ao escrever sua primeira carta, o Espírito Santo inspirou João a compartilhar com os irmãos aquilo que tinha visto, ouvido e apalpado em relação a Jesus, para que houvesse unidade de fé entre eles e um relacionamento sustentável fosse estabelecido, visto que teriam acesso as mesmas informações e assim seus conhecimentos estariam  nivelados e consequentemente poderiam caminhar juntos.

  •  “ O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2  (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3  que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” (1Jo 1:1-3 RA)

            Quer caminhar junto a alguém? Quer se integrar na igreja? Quer crescer na empresa? Está interessado em fazer parte de um projeto? Então procure alinhar e nivelar o conhecimento, a visão, a percepção, as expectativas, os princípios, as experiências, etc. Pois só assim, haverá integração e interação entre as partes e juntos poderão conquistar e manter as conquistas satisfatoriamente.

            Não se engane e nem se deixe enganar, duas fontes diferentes geram duas visões e estas promovem o rompimento das alianças. O processo sempre é o mesmo: primeiro o diabo implanta crenças diferentes, depois atiça as partes a seguirem suas diferenças, por fim, argumenta que a solução é o divórcio (separação de poderes)  e por fim o fracasso de inúmeros projetos.

            Vigie e ore, pois o Espírito Santo quer lhe estimular a se integrar e entregar aos Seus projetos, por isso, colocou pessoas perto de você para compartilhar conhecimentos e experiências para que cresçam na unidade da fé e fortaleçam-se os relacionamentos, interações e integrações.           

  •        “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.” (Fp 4:2 RA)
  •         Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, 18  porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.” (Rm 16:17-18 RA)
  •        “ Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, 18  os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. 19  São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito. 20  Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21  guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Jd 1:17-21 RA)
  •       “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1Co 15:33 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.