5 de mar. de 2024

1 João 5. Tema: Certeza de salvação.

  •  “ E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12  Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13  Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:11-13 RA)

 

          A certeza de salvação é um dos grandes sustentáculos da fé cristã, nos fazendo encarar a vida e a morte de maneiras diferenciadas. Por causa dela, os mártires foram até as últimas consequências, pois sabiam em quem criam e quais eram os desdobramentos desta fé.

         Aqueles que não conhecem ao Senhor, ou não foram discipulados corretamente, não entendem as razões da segurança que temos e até nos acusam de presunção, mas só procedem assim por não terem a devida compreensão da obra de Cristo e o que ela gera no interior daqueles que tem Jesus como Senhor e Salvador.

         Ao contrário do que muitos pensam, a CERTEZA DE SALVAÇÃO não está baseada naquilo que fazemos, ou deixamos de fazer, mas na fé em Jesus Cristo e no que Ele fez na cruz do calvário e após ela, quando ressuscitou e ascendeu aos céus, visto que na cruz venceu o pecado e o diabo e na ressurreição venceu a morte.

         Quando pela fé recebemos Jesus como Senhor e Salvador recebemos a vida eterna e passamos a gozar dos prazeres do mundo vindouro, pois somos selados pelo Espírito Santo, que nos garante que como “cartas vivas” chegaremos ao destino eterno, o céu.

          Tire de sua mente a ideia de que a salvação é uma conquista e a certeza de vida eterna é uma presunção. Salvação é graça de Deus, recebida pela fé e a certeza de salvação é a convicção que ela gera, pois sabemos quem começou a boa obra em nós  e há de completá-la.

          Caminhe fundamentado em Jesus Cristo e não em você. É claro que a fé Nele, gerará obras semelhantes as Suas, isto é  santidade. Contudo, lembre-se: Santificação é fruto da salvação e não o contrário. Não seremos salvos porque somos santos, somos santos porque somos salvos.  

“em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” (Ef 1:13 RA)

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Ef 4:30 RA)

“Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.” (2Co 1:21-22 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.