3 de mar. de 2024

1 João 2. Tema: Preserve o que e como recebeu.

 “Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.” (1Jo 2:24 RA)

 

        Começar bem é importante, terminar bem é determinante! Durante anos tenho ensinado estas verdades, mas não cessam os casos de pessoas que se perdem na caminhada. Irmãos preciosos que olharam pra trás como a mulher de Ló,  que olharam pras ondas do mar como Pedro, que se encantaram com as campinas do Jordão como Ló e que voltaram pra o mundo com Demas, tornaram-se idólatras-avarentos como o “jovem rico”,  enfim, pessoas que se perderam e outras que estão se perdendo, por estarem tomando decisões semelhantes aos que erraram.

         Infelizmente estas pessoas sabem da verdade e com base nela começaram a jornada da fé, MAS por questões internas ou externas foram sutilmente se afastando do que outrora criam e hoje encontram-se longe da casa do Pai. Poucos são ovelhas perdidas, a maioria são filhos pródigos, que conscientemente pegaram a herança e optaram por serem seus próprios senhores, mestres, guias, pastores, conselheiros, etc.

         Porém, em sua imensa bondade, o Espírito Santo inspirou o apóstolo João a exortar os cristãos a manterem a fé e manterem-se na fé, para que Deus permaneça neles, caso contrário, de nada adiantaram as renúncias, os sofrimentos, o preço pago.

         Faça uma análise urgentemente! Jesus continua sendo seu primeiro amor? As verdades recebidas permanecem como lastro e colunas da sua vida? A obediência de outrora continua a existir? A busca por santidade é seu propósito de vida? Você continua olhando firmemente para Jesus? A obra de Deus continua sendo prioridade em sua agenda? Seu dinheiro continua sendo investido fielmente e generosamente na causa do Evangelho? Seus conselheiros são homens e mulheres continuam sendo homens e mulheres de Deus? Você ainda se alegra em ir pra casa de Deus e estar com seus irmãos na fé? Você tem evangelizado pessoas por amor? Você preserva como prioridade a Deus e a Sua casa? Se não, arrependa-se e volte! Lembre que o “Filho pródigo” caiu em si, reconheceu suas más escolhas, quebrantou-se e com as próprias pernas voltou pra casa do pai.

         Não queira e nem espere que alguém vá atrás de você, não busque pessoas ou circunstâncias para culpar,  pois você  foi embora conscientemente e com as próprias pernas e agora se quer voltar deve pedir misericórdia e graça a Deus, "arrumar suas trouxas", se ainda existe algo para nelas colocar e fazer o caminho inverso, pois como dizia meu pai, “ninguém se perde no caminho da volta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.