28 de mar. de 2024

Apocalipse 19. Tema: Eles não podem ser adorados.

  •  “Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus,” (Ap 19:1 RA)

          Apocalipse 19 nos apresenta um grande coral que reunido adorará ao Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Eterno, o Santo, o Puro, o Todo Poderoso, e  pela fé estaremos lá, pois com a misericórdia e graça de Deus, com nossa perseverança e ajuda dos irmãos, chegaremos ao fim de maneira vitoriosa.

          Mas neste mesmo capítulo encontramos o registro de que João se prostou para adorar um anjo e este o repreendeu, pois só Deus pode ser adorado. Este relato nos faz lembrar determinações bíblicas sobre exclusividade na adoração:

         1.  Anjos de Deus não aceitam adoração: Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Ap 19:9-10 RA)

        2. Homens de Deus não aceitam adoração: “Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. 26  Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.” (At 10:25-26 RA)

        3. Satanás e seus demônios não devem ser adorado: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.” (Lc 4:8 RA)

4.            4. Ídolos não devem ser adorados:“ Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3  Não terás outros deuses diante de mim. 4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:2-6 RA)

·      “ Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. “25  Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. 26  Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.” (At 10:25-26 RA)


5. Quem faz, abriga e/ou adora ídolos está cego espiritualmente e traz sobre si maldição e juízo divinos, pois está escrito:

  • “Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. 5  Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; 6  têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. 7  Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. 8  Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam. (Sl 115:4-8 RA)
  • Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. 10  Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11  Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados. 12  O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. 13  O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa. 14  Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. 15  Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. 16  Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz. 17  Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. 18  Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender. 19  Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? 20  Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?” (Is 44:9-20 RA)
  • Tetos que abrigam ídolos são amaldiçoados: 25  As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. 26  Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada.” (Dt 7:25-26 RA)
          6. Toda adoração que não seja destinada exclusivamente a Deus é pecado e idólatras não herdarão o reino dos céus, por isso está escrito:
  • “ Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; 10 refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. 11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5:9-11 RA)
  • “ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:9-11 RA)
  • “ Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 8 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.” (1Co 10:7-8 RA)
  • “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
  • “ Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. 15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:14-15 RA) “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:14 RA)
  • “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1Jo 5:20-21 RA)

          Lembre-se:     "SÓ AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.