11 de mar. de 2024

Apocalipse 3. Tema: Ele tudo sabe! Ele tudo vê!

  •   A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;” (Ap 2:1-2 RA)
  •   Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: 9  Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.” (Ap 2:8-9 RA)
  •   Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: 13  Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Ap 2:12-13 RA)
  •   Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19  Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.” (Ap 2:18-19 RA)
  •  “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” (Ap 3:1 RA)
  •   Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: 8  Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Ap 3:7-8 RA)
  •   Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” (Ap 3:14-15 RA)

        A onisciência é um dos atributos (qualidades) incomunicáveis de Deus. Assim sendo, Ele é o único ser que sabe todas as coisas, em todo tempo, sobre todas as realidades.

        Embora tenhamos esta informação, por vezes a negligenciamos, tanto em relação a nós, quanto em relação as outras pessoas e realidades.

        Ao mandar o apóstolo João escrever aos pastores e igrejas da Ásia, o Senhor Jesus fez questão de lembrá-los que conhecia suas realidades, o que faziam de certo e errado, o que as pessoas faziam com eles, o contexto que estavam inseridos e como agiam e reagiam.

        Nós também precisamos entender que não estamos sob a guarda de um ser qualquer. Nosso Deus nos conhece desde sempre. Ele já nos conhecia antes de sermos uma substância informe no ventre de nossas mães. Assim sendo, precisamos confiar e descansar, pois Ele vela por nós e sempre estará conosco.

        Por outro lado, devemos temer e tremer, pois ainda que nos escondamos e enganemos a todos, inclusive a nós mesmos, não O enganaremos. Logo, nossos erros, falhas e pecados não podem ser encobertos aos Seus olhos, por isso não nos deixará impunes se negligenciarmos nossa salvação.

        Confie e descanse, mas também tema e trema, pois um dia encontraremos com Aquele que julgará os segredos de todos os homens, inclusive os meus e os seus e perante Ele, nossos argumentos errados e  alinhavados não prevalecerão, mas também todos que forem certos,  fará com que sejamos recompensados, pois a santidade nos proporcionará ver o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.