3 de fev. de 2026

2 Tessalonicenses 2. Tema: Não se deixe levar e nem abalar.

  •  “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?” (2Ts 2:1-5 RA)

           Ao contrário do que muitos pensam, a propagação de ensinos distorcidos sempre foi usada contra a fé cristã. Hoje, devido ao avanço da tecnologia a propagação do erro acontece de forma mais rápida, mas sempre foi corrompedora e destrutiva, por isso o Espírito Santo usava os apóstolos e profetas para alertar a igreja a como blindar-se.

           Os temas levantados para causar burburinho e desvio envolviam alimentos, dias, rituais, dons e também volta de Jesus. Estes ensinamentos traziam perturbações para as igrejas, gerando divisões, desconfortos e até confusões, por isso precisavam ser confrontados e seus mestres calados e até expulsos das comunidades de fé cristã.

           Infelizmente, alguns irmãos nem leem a Bíblia em sua totalidade, nem consultam seus pastores sobre temas controversos, ignorando que o ensino da igreja é de responsabilidade do pastor local, pois foi comissionado por Deus para cuidar do rebanho.

           Na carta aos tessalonicenses, Paulo alerta os irmãos sobre os ensinos perturbadores sobre a volta de Jesus, os quais estavam desestabilizando a igreja e por isso foram combatidos pelo apóstolo.

           Fique atento as novidades gospel e as “novas revelações”. Não dê ouvidos a tudo que dizem na internet e nem nos púlpitos. Confira se os ensinamentos têm base não em versículos isolados, mas na totalidade da Palavra. Não divulgue doutrinas nos grupos da igreja sem falar com o pastor local, pois ele(a) é a pessoa responsável pela docência (ensino).

           Apegue-se as verdades bíblicas e quando surgirem essas “novas revelações”, não dê crédito, pois são como câncer que contamina todo o corpo. Procure ler a Palavra de Deus, busque orientação pastoral, pois proteger-se lhe preservará em paz no caminho do Senhor.

  • “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mt 7:15 RA)
  • “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” (Mt 24:10-11 RA)
  • “E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.” (Gl 2:4-5 RA)
  • “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.” (2Tm 2:16-18 RA)
  • “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo 4:1 RA)
  • “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2Pe 2:1 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.