10 de fev. de 2026

1 Timóteo 5. Tema: Cuide de sua família!!

  • “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm 5:8 RA)

         O cuidado com nossas famílias e familiares é responsabilidade de cada um e não da igreja, esta é a orientação bíblica. A igreja deve atuar como substituta da família, quando essa não existir, logo, negligenciar a família em nome da dedicação à Igreja está errado, assim como, deixar para a Igreja aquilo que é responsabilidade nossa, também está errado.

         Embora estas orientações pareçam óbvias, nem sempre são consideradas e observadas pelos cristãos, por isso, o Espírito Santo, inspirou Paulo a tratar do assunto e a afirmar que   “ ... se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm 5:8 RA)

         Isso significa que precisamos dosar nosso tempo, dedicação e investimento, sabendo dividi-los corretamente entre a nossa família e a família de Deus, caso contrário, desagradaremos ao Senhor, daremos mau testemunho perante os homens e desgastaremos nossos relacionamentos.

         Para que possamos equilibrar os cuidados e atenção, devemos buscar moderação, equilíbrio, ponderação, para tanto é fundamental a sabedoria do alto, caso contrário, falharemos como homens e mulheres de Deus, logo, sermos moderados é a melhor solução. “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” (Fp 4:5 RA)

         A Igreja, o trabalho, os estudos, não devem ser concorrentes da família, nem tão pouco motivo de justificativa para ausências. Saber ter tempo para tudo, cooperará para que a família siga bem e tanto os de dentro, quanto os de fora, sejam cuidados e sintam-se honrados e valorizados.

         Avalie seu tempo e dedicação à família, reorganize sua agenda de trabalho, estudos e igreja. Reveja suas prioridades, equilibre sua vida com os de perto e os de longe, antes que esteja à beira de um caixão, ou tão distante que não possa abraçar, sentir, cheirar. Aprenda a cuidar do seu primeiro rebanho. Busque ter tempo para tudo e para todos. Cuide de quem cuidou, cuida, ou cuidará de você, pois não existem ex-pais, ex-avós, ex-filhos, ex-irmãos e devemos lutar para que não haja ex-marido e nem ex-mulher.

         Peça a Deus para lhe ajudar a saber como dedicar tempo e atenção aqueles que Deus lhe deu como família, pois é orientação Dele que isso aconteça. Não permita que em nome de dar o melhor, ou fazer o melhor, você perca o que Deus lhe deu de melhor. Sei que o desafio é grande e não é fácil equilibrar, mas com a graça divina, conseguiremos mudar e reorganizar nossa forma de atuar.

         Lembre-se do que disse o homem de Deus: “Nenhum sucesso justifica, o fracasso de uma família” (Pr. Josué Gonçalves)

  • “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Ef 6:1-4 RA)
  • “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” (Ml 4:5-6 RA)
  • “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Ef 5:22-27 RA)
  • “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” (1Pe 3:1-7 RA)
  • “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.” (1Tm 5:3-4 RA)
  • “Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.” (1Tm 5:16 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.