9 de dez. de 2023

1 Coríntios 14. Tema: Edificação, critério de seleção.

  •  “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (1Co 14:26 RA)

 

          Estabelecer critérios facilita nossas escolhas, visto que a partir deles fazemos análises e julgamentos para tomarmos decisões adequadas.

          Observe que o Espírito Santo, inspirou Paulo a adotar a EDIFICAÇÃO DA IGREJA como critério para suas ações, reações, uso dos dons, programações, liturgias, relacionamentos e investimentos, pois a Igreja é prioridade para Deus, afinal é a noiva do Seu filho Jesus e para Ele está sendo preparada. Logo, se é prioridade para Deus, também deve ser para nós.

          Adote para você o critério da EDIFICAÇÃO da igreja, da família, dos relacionamentos e até da própria vida e verá como crescerá e promoverá crescimento de quem convive com você.  Tudo que for fazer pergunte-se: Vai produzir e contribuir para edificação da minha vida, família, igreja, empresa, local de trabalho, amizades, etc.?

          Se as palavras, imagens, relacionamentos, investimentos, atividades, programações, uso dos dons, serviços, aplicação do dinheiro, investimento de energia, brincadeiras, curso universitário ou técnico que irei participar, as roupas que irei usar, a escola que meus filhos irão estudar, os ambientes que vou frequentar, as músicas que irei ouvir e cantar, os filmes, as séries, as curtidas que darei nas redes sociais, os aplicativos que irei baixar, enfim, tudo que irei ser, fazer e ter,  não forem edificar é melhor renunciar!!

  • “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Rm 14:19 RA)
  •  “Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.” (Rm 15:2 RA)
  •  “E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação.” (1Co 14:5 RC)
  •  “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (1Co 14:26 RA)
  •  “Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei, para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas.” (2Co 10:8-9 RA)
  •  “Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação.” (2Co 12:19 RA)
  •  “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” (Ef 4:11-14 RA)
  •  “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef 4:15-16 RA)
  •  “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4:29 RA)
  •  “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1Ts 5:11 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.