4 de dez. de 2023

1 Coríntios 9. Tema: Corra para vencer.

           “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” (1Co 9:24 RA)

            A Bíblia compara nossa jornada de fé a corrida de uma atleta e nos estimula a proceder de maneiras que cheguemos ao fim de maneira vitoriosa. Contudo, para que obtenhamos o êxito desejado, precisamos considerar alguns aspectos, princípios e posturas, para que sejamos vencedores:

  • Cada atleta tem uma carreira específica, logo procure saber qual é a sua. Alguns são velocistas, outros fundistas: “Mas, ao completar João a sua carreira, dizia: Não sou quem supondes; mas após mim vem aquele de cujos pés não sou digno de desatar as sandálias.” (At 13:25 RA)
  • Não compare sua carreira com a dos outros, pois os projetos de Deus são personalizados e específicos: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,” (Hb 12:1 RA)
  • Existem regras (princípios de fé) a serem seguidas para que haja legitimidade e legalidade na conquista: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. (2Tm 2:4-5 RA)
  • Tenha metas espirituais (objetivos com tempo determinados), não desperdice energia com projetos desvirtuados e desvirtuadores: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” (1Co 9:25-26 RA)
  • O ponto de largada foi nossa conversão, o de chegada é o céu, por isso é preciso perseverar até o fim: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação } as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA); “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 24:13 RA)
  • Procure livrar-se de todo peso e amarras que comprometem seu bom desempenho na corrida da fé: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)
  • Enquanto corre, mantenha seu olhar fixo em Jesus, tanto como modelo de atleta, quanto como referencial, para que não se desvie e nem tropece: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)
  • O Domínio próprio e a autodisciplina são fundamentais para chegar até o fim de maneira exitosa: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1Co 9:24-27 RA)
  • A perseverança é fator determinante para que seja bem sucedido na carreira da fé: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)
  • Proteja-se, pois alguns tentarão lhe desviar da rota, através de ensinos errados: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?” (Gl 5:7 RA)
  • Seja focado e desprenda-se de tudo e de todos que desejarem comprometer sua carreira até o céu: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (At 20:24 RA)
  • Só os vencedores receberão as recompensas: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:7-8 RA)
 
          Tenha como meta maior de sua vida chegar ao fim de sua carreira da fé. Permaneça firme em Jesus Cristo, pois é necessário começar bem, é importante continuar bem e é determinante terminar bem.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.