28 de dez. de 2023

Gálatas 4. Tema: para que Jesus veio ao mundo?

 “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gl 4:4-5 RA)

 

            Existem perguntas que provocam respostas fundamentais para nossa compreensão de vida. Uma delas é : “Para que Jesus veio ao mundo?”

            A princípio damos a resposta mais comum, onde afirmamos que veio salvar os pecadores, contudo, existem muitas outras razões e ao tomarmos conhecimento delas nossa fé é expandida e fortalecida.

            Aos Gálatas Paulo afirma que Jesus veio para nos resgatar da Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos, logo, isso significa que sob a lei vivemos como escravos e não como herdeiros.

            Para nós esta afirmação talvez não tenha grande peso, pois não sabemos o que é viver como escravo, contudo, os cristãos da Galácia que vinham do judaísmo tinham uma compreensão diferenciada do tema.

            Estar debaixo da Lei é viver sob regras e guardas de dias, meses e anos, poder ou não comer determinados alimnetos, etc., para poder receber a salvação e isto  é um equívoco capaz de produzir pesos excessivos e jugos desnecessários.

            Não deixe que pessoas venham lhe escravizar novamente impondo regras de dias, rituais, abstinências de alimentos, pois estas realidades embora tenham aparência de piedade não tem valor nenhum contra a carne e o pecado. (natureza pecaminosa)

“mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.” (Gl 4:9-10 RA)

 

“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Cl 2:20-23 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.