30 de dez. de 2023

Gálatas 6. Tema: Glória, unicamente a Jesus.

  •  “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” (Gl 6:14 RA)

     A busca por glória pessoal é uma das características do homem caído. Para tanto,  utiliza de vários meios, inclusive da austeridade religiosa, para que se veja e/ou seja visto como bom e “digno de glória.

  • “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” (Lc 18:11-12 RA)

     Os falsos mestres que procuravam seduzir os gálatas utilizavam a circuncisão como meio de se gloriarem, deixando a parte a obra vicária de Jesus. Em contrapartida, Paulo deixava claro que sua glória era glorificar a Cristo.

  • “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” (Gl 6:14 RA)

      Ao adotar a postura de gloriar-se apenas em Jesus e em sua obra, Paulo estava atacando diretamente a natureza humana caída que procurava destacar-se para ser ovacionada (aplaudida), e também os religiosos, que queriam “roubar” um pouco da glória de Deus, atribuindo ao que tinham (circuncisão) ou ao que faziam (guardar a lei de Moisés) o “direito de serem salvos.

  •  “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gl 2:19-20 RA)

       Tenha cuidado consigo e com o que lhe ensinam. Toda crença que tenta tirar a totalidade da glória de Jesus deve ser rechaçada (rejeitada), pois nosso Senhor fez a obra completa. Jejuns, orações, doações, trabalho, generosidade, santidade, piedade, são efeitos da obra de Deus em nossas vidas ( 2 Co 5:17), por isso, não podemos nos gloriar em nada e nem em ninguém a não ser em Nele. A Jesus seja a glória, amém!!!

  •  “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Hb 13:20-21 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.