3 de dez. de 2023

1 Coríntios 5. Tema: Imoralidade dentro da igreja.

  • “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?” (1Co 5:1-2 RA)

         Imoralidade dentro da igreja? Como pode acontecer isso, se os cristãos são pessoas que foram resgatadas destas práticas?  A resposta é que se não tivermos cuidado podemos voltar ao lamaçal de onde fomos tirados.

         Não é à toa que a Palavra do Senhor nos exorta constantemente a vigiar e orar para não entrarmos, ou cairmos em tentação. Pois “o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

          A comunidade de Corinto estava contaminada tanto pelos pecados da imoralidade e da complacência, pois além de ter práticas sexuais desvirtuadas, ninguém tomava nenhuma providência para que houvesse disciplina e purificação do rebanho, pois havia um rapaz que praticava sexo com a madrasta, todos sabiam, mas ninguém fazia nada, até que Paulo foi comunicado e teve que intervir severamente.

  • “Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].” (1Co 5:3-5 RA)

         Infelizmente a imoralidade não foi banida da igreja, pois existem aqueles que teimam em ser impuros dentro das comunidades que foram separadas por Deus para serem santas. Só que a imoralidade hoje é praticada através de pequenos vídeos sensuais (soft pornô em aplicativos), núdes, sexo virtual, conversas picantes em sites de relacionamentos, filmes e séries imorais, além dos convencionais adultérios, fornicação entre não casados, masturbação, zoofilia, necrofilia, incesto  e coisas do gênero, entre pessoas do mesmo sexo e de sexos opostos. 

         No passado a imoralidade era praticada em ambientes físicos (cabarés, motéis, casas de massagem, etc.), hoje acontece também em ambientes virtuais como chat´s, aplicativos de relacionamento, vídeo chamadas, etc. Contudo, sempre tendo sua origem na mente de cada pessoa, pois, pecado é pecado, quer seja no mundo físico ou virtual e Deus punirá a todos, mais dia-menos dia.

        Tome algumas medidas de segurança, para não cair nos laços da imoralidade, pois é viciante e escravizante, independentemente de ser solteiro ou casado, homem ou mulher:, mas também tome medidas corretivas para do pecado ser liberto:

1.       Invista em sua vida espiritual, pois só cheio do Espírito Santo, você obterá vitória contra a carne (natureza pecaminosa): “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gl 5:16 RA)

2.       Ore pedindo a ajuda de Deus: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” (Mt 6:13 RA)

3.       Alimente sua alma de tudo que é justo, puro, de boa fama, etc: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Fp 4:8-9 RA)

4.       Vigie para não entrar e nem cair em tentação: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38 RA)

5.       Evite tudo que favoreça o estímulo a imoralidade: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4:29 RA)

6.       Cuidado com pessoas e ambientes físicos e virtuais que estimulem a imoralidade: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1:1-2 RA)

7.       Corte relacionamentos pecaminosos: “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5:11 RA);

8.       Não dê lugar ao diabo, ele vai arrebentar você e depois vai lhe envergonhar publicamente: “nem deis lugar ao diabo.” (Ef 4:27 RA)

9.       Busque ajuda de pessoas maduras na fé e cheias da presença de Deus: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16 RA);

10.   Não pense que casamento ou autoflagelação física ou psicológica, vão resolver o problema, pois é espiritual, antes de ser emocional e físico: “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Cl 2:20-23 RA);

11.   Aceite disciplina, pois é para seu bem: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hb 12:11 RA);

12.   Exclua da sua vida tudo que favoreça, estimule ou nutra a imoralidade: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Ef 5:11-16 RA)


Veja o que diz a Palavra de Deus sobre imoralidade sexual:


  • “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” (1Co 6:9-10 RA) “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.” (1Ts 4:3-8 RA)
  • “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mt 5:28-30 RA)
  • Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4:29 RA)
  • “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.” (Ef 5:3-13 RA)
  • Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co 6:15-20 RA)
  • “Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.” (1Co 10:7-8 RA)
  • Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” (1Co 5:7 RA)
  • “... não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5:9-11 RA)
  • “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hb 13:4 RA)


          Caso deseje outros versículos, leia Levítico 22 e Deuteronômio  22 e 27, pois trazem mais orientações sobre pureza sexual.

           Tome medidas sérias para se poupar da imoralidade, caso contrário por ela será escravizado e sentimentos como culpa, vergonha, exploração e uso vão tomar conta de sua mente, sem falar nas consequências físicas, que certamente advirão.

            Atenção!! Estas orientações não são apenas para os jovens e solteiros, mas para todos, pois para o pecado não existe idade, condição social, status religioso ou intelectual. Somos todos pecadores e devemos vigiar para não entrar na imoralidade e lutar para dela nos libertarmos. Caso contrário arcaremos com as danosas consequências, pois " um dia a conta chega", normalmente corrigida com multas e juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.