6 de dez. de 2023

1 Coríntios 11. Tema : Ser exemplo, esta deve ser sua meta.

             Desde sempre a humanidade necessita de modelos a serem seguidos, referenciais a serem observados, exemplos a serem copiados.

            Quando pessoas más se tornam referencias o mundo desaba, porém quando o justo floresce novas perspectivas e padrões se estabelecem.

            Nosso Senhor, desde seu primeiro sermões deixou claro que seus discípulos devem ser referenciais para o mundo, para tanto nos chama de “LUZ DO MUNDO, SAL DA TERRA, CIDADE EDIFICADA SOBRE O MONTE”. Este privilégio e responsabilidade nos fazem perceber a importância do nosso testemunho e como podemos impactar vidas.

            O apóstolo Paulo além de viver de maneira exemplar, embora fosse um pecador, estimulava as pessoas terem-no como exemplo de compromisso e conduta cristã, assim como ensina os mais novos a também serem referenciais como foram os casos de Timóteo e Tito.

            Tenha como meta ser exemplo para os de casa e os de fora, pois assim revelará o que Cristo pode fazer na vida e através da vida de um pecador salvo pela graça. 

           Até quando errar, pecar, falhar, seja exemplo, assumindo sua responsabilidade e culpa. Nada de justificativas ou apontamento dos outros.

            Não confunda humildade como falsa humildade. Ser humilde é reconhecer quem somos e não somos, já a falsa humildade é uma máscara para esconder a vaidade do nosso coração.

            Pedro e João disseram ao aleijado “olhe para nós”, Paulo disse “ sede meus imitadores, Jesus afirmou que somos “a luz do mundo”. Busquemos este padrão de vida, pois nossa geração carece de homens e mulheres de Deus que sirvam de referenciais e possam dizer, “Olhe para mim”, “ Você já me viu com mentira, desonestidade, engano?” , “ Veja minhas reações até quando erro, pois não fico me justificando, antes assumo meus erros” e assim por diante.

            Tenha como meta ser como o Mestre, modelo e referencial de fé e conduta cristã. Os discípulos em Antioquia pareciam tanto com Jesus que passaram a ser chamados de “cristãos” (pequenos cristos), que assim aconteça conosco em nossa geração e que nosso exemplo fique registrado para as gerações futuras.

  •  “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.” (1Co 11:1-2 RA)
  • “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gl 6:17 RA)
  • “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.” (1Co 4:16 RA)
  • “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.” (1Co 11:1-2 RA)
  • “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1Tm 4:12 RA)
  • “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.” (2Tm 1:13 RA)
  • “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” (Tt 2:7-8 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.