24 de dez. de 2023

Fofoca, como combater.

  1. Faça algumas perguntas:

  • Você estava presente?
  • Quem lhe disse estava presente?
  • É da tua conta?
  • É da minha conta?
  • Posso checar a informação?

     2. Adote as seguintes posturas:

  • Guarde seu coração para não ser contaminado;
  • Identifique atitudes dos fofoqueiros (chamar a parte, baixar tom de voz, perguntar se você está sabendo, não querer assumir o que está dizendo);
  • Não tome partido antes de saber da história por completo;
  • Na hora, ligue para a pessoa citada, avise que está colocando em viva voz e diga o que está se passando;
  • Não repasse a conversa, pois você pode ser o boi de piranha;
     3. Siga a Palavra de Deus:

  • “Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;” (1Pe 4:15 RA)
  • “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mt 18:15 RA)
  • “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv 6:16-19 RA)
  • “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv 21:23 RA)
  • “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1Pe 3:10-11 RA)

      4. Desabafo pastoral:

  • Não se metam em questões pastorais, pois não são da sua alçada (1), vocês não sabem o histórico das pessoas (2), nem tem conhecimento de todos os fatos (3);
  • Não envolvam meu nome nos babados de vocês e nem dos outros. Evite citar meu nome e se alguém citar, diga que vai me dizer, pois você pode afundar junto com o fofoqueiro (Coré, Datã e Abirão);
  •  Me deixem trabalhar! Já basta o diabo criando problemas, agora você também?
  • Tem alguma dúvida, me procure diretamente e de preferência, presencialmente.
  • Tome conta da sua vida, pois da minha cuido eu;
  • Se você me caluniar para se sair de vítima e de bonzinho, vou contar as verdades que sei sobre a situação e pode não ser bom pra você;
  • Não me faça discipliná-lo (a) como fofoqueiro, pois será vergonhoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.