13 de dez. de 2023

2 Coríntios 2. Tema: Não entristeça quem lhe alegraria.

  •  “Isto deliberei por mim mesmo: não voltar a encontrar-me convosco em tristeza. Porque, se eu vos entristeço, quem me alegrará, senão aquele que está entristecido por mim mesmo?” (2Co 2:1-2 RA)

           Seus comportamentos têm alegrado ou entristecido quem com você convive? Suas ações e reações tem aproximado ou afastado as pessoas que poderiam ser uma bênção? Existem pessoas que tem habilidade para fazer amizades, mas também são muito rápidas em perdê-las, pois não tem quem aguente conviver com quem é de difícil convivência.

           As vezes temos adotado comportamentos que são verdadeiros “tiros nos pés”, pois prejudicamos, machucamos, desanimamos e até perdemos aqueles que foram, são ou seriam  suportes em momentos difíceis e parceiros em momentos de alegria. Precisamos de pessoas para sorrir e chorar, mas quem vai aguentar conviver com quem só sabe maltratar?

           Paulo percebeu que sua relação com os cristãos de Corinto precisava de ajustes, visto que mutuamente estavam se ferindo e por fim não teriam como se ajudar, visto que “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo.” (Pv 18:19 RA). À medida que discerniu que precisava mudar, o apóstolo prontamente resolveu reconsiderar, e você como tem procedido?

           Infelizmente a realidade do apóstolo tem sido a de muitas pessoas, pois estão machucando, entristecendo, ferindo, quem foi, é, ou seria um ombro amigo, um suporte, um socorro, um parceiro em momentos futuros.

           Faça uma autoanálise e perceba se não está estragando os relacionamentos que Deus tem lhe dado dentro e fora de casa. Quantos maridos e mulheres, pais e filhos, irmãos e parentes estão se afastando por não suportarem mais ser maltratados através de seus atos e palavras?

Deixe de ser esta pessoa abusada, ríspida, ingrata, pois “ingratidão, desrespeito, indiferença, egoísmo, etc., tiram a afeição”. Perceba que se continuar procedendo assim, terminará isolado de quem poderia lhe ajudar, consolar, exortar, corrigir e motivar, pois antes de amarem a você as pessoas precisam exercitar o amor próprio.

           Mude enquanto é tempo, caso contrário estará sozinho por causa das suas próprias posturas inadequadas, egoísticas, grosseiras e inconsequentes. Não perca quem Deus lhe deu, pois a amizade é uma plantinha que precisa de cuidados. Se possível assista o desenho “Carros” e perceba a história do  “Relâmpago Mcqueem” e aplique a sua vida. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.