18 de nov. de 2023

Romanos 9. Tema: Amor, empatia, compaixão e misericórdia.

  • Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.  (Romanos 9:1-3)
  • Empatia: “Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.”
  • Compaixão: "Sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor."
  • Misericórdia: "A misericórdia está relacionada à capacidade de uma pessoa de se colocar no lugar do outro, de entender suas dificuldades e sofrimentos, e de agir com compaixão e empatia."
  • Amor Ágape: Ágape é a forma mais elevada de amor, ele excede todos os demais tipos de amor, pois sempre está disposto a amar sem reservas mesmo aqueles que são indignos e inferiores. Por isso ele é definido como o amor de Deus pelo homem. (Bíblia online)

           A postura de Paulo em relação ao estado de perdição dos judeus que não receberam Jesus como único e suficiente salvador é impressionante.

           O apóstolo demonstra através de suas palavras que a empatia, a compaixão e a misericórdia dominavam seu coração, afirmando que se possível abriria mão da própria salvação para que outros judeus pudessem ser salvos.

           Lendo este relato fico a pensar: Até que ponto estaria eu disposto a pagar o preço pela salvação dos meus parentes e amigos? Será que iria até as últimas consequências para ver pessoas salvas? Abriria eu, mão da minha vida histórica, para que outros tivessem vida eterna?

           Creio sinceramente que falta muito para que eu chegue a este nível de sensibilidade espiritual  e amor pelo próximo. Mas preciso buscá-lo. Você o que diz a seu respeito em relação a este tema?

            Diante de relatos assim percebo que preciso muito do agir de Deus para que me torne semelhante a Jesus, pois Ele morreu para que pessoas como eu pudessem ser salvas. Que o Senhor me converta e me torne realmente semelhante a Jesus.

  • “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 RA)
  • “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1Jo 3:16 RA)
  • “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (Jo 10:17-18 RA)
  • “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (At 20:24 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.