25 de nov. de 2023

Romanos 16. Tema: Aprovado em Cristo.

  • “Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo.” (Rm 16:10 RA)

           Prova é um momento em que é aferido quanto aprendemos do que nos foi passado teoricamente. Estas avaliações acontecem de tempos em tempos, quando concluímos ciclos de aprendizagem, a fim de que descubramos se realmente assimilamos o conteúdo, ou se teremos que voltar e reviver um ciclo semelhante. Pessoas reprovadas vivem e até morrem no mesmo nível por andarem em círculos, aqueles que são aprovados avançam para novos níveis de fé e glória.

           Apeles é citado uma única vez nas Escrituras e ao referir-se a ele, Paulo diz: “APROVADO EM CRISTO”. Isto significa que este irmão tinha sido submetido a avaliações de fé, onde sua confiança em Jesus Cristo foi testada, e graças a Deus e as posturas que adotou, saiu como vitorioso, podendo avançar para novos e mais profundos níveis de relacionamento com Deus.

           Escrevendo a Timóteo, Paulo aconselha o novo pastor a procurar ter uma vida e ministério aprovados por Deus, agindo assim não teria de que se envergonhar:  “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2Tm 2:15 RA)

           Orientando os próprios romanos, nesta mesma carta, o apóstolo exorta-os a procederem de forma que sejam agradáveis a Deus e aprovados pelos homens: “Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. Não seja, pois, vituperado (receba reprovação) o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.” (Rm 14:15-18 RA)

           Tiago, nos diz: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tg 1:12 RA), “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.” (2Co 10:18 RA)

           É interessante observarmos que até o Senhor Jesus foi provado e aprovado por Deus, por isso foi promovido e recebeu o nome que está acima de todos os nomes: “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;” (At 2:22 RA)

           Assim sendo, procure dar as respostas corretas nas avaliações que está sendo submetido, pois se pelo Senhor for aprovado, por Ele será recompensado e promovido para novos níveis espirituais. Em contrapartida, quem é reprovado terá que reviver situações semelhantes e assim estagnará, deixando de ter novas experiências com Deus.

Os hebreus que saíram do Egito com Moisés passaram 40 anos no deserto e ali morreram, por terem sido reprovados, com exceção de Josué e Calebe, por isso foram promovidos a morar na terra que manava leite e mel.

Inspiremo-nos em exemplos como os de  Apeles, Josué, Calebe, Paulo e principalmente de Jesus, para buscarmos ser aprovados por Deus e Dele receberemos galardões e promoções no mundo espiritual e natural.

             Assim como nos estudos, quem sempre é reprovado termina abandonando a escola, muitos, por reagirem da maneira inadequada, e consequentemente viverem em círculos, terminam abandonando a igreja e a fé, por não entenderem que bastava mudar de posturas, darem as respostas corretas e avançariam.

            Lembre-se que: 

  1. "Na hora da prova o Professor (Espírito Santo) fica em silêncio";
  2. Os colegas (irmãos na fé) não podem responder por nós;
  3. As notas são individuais;
  4. Só avança que é aprovado;
  5. As recompensas são peculiares e particulares;
  6. Seu futuro está diretamente relacionado as respostas do presente;
  7. Não adianta culpar o Professor (Deus) , a escola (Igreja) e nem os colegas (irmãos), pois você é o aluno (discípulo) e terá que responder individualmente as provas, pois são personalizadas;

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.