15 de nov. de 2023

Romanos 6. Tema: Jesus, nós e o pecado.

           Termos consciência da obra vicária de Jesus e da sua aplicação em nossas vidas nos levará a desfrutar e proceder adequadamente em relação a Deus, a nós e ao pecado, pois teremos consciência de quem éramos, somos e seremos graças a Deus.

           De posse das informações adequadas busquemos desfrutar do que em nós e por nós foi realizado na cruz do calvário e na ressurreição de Jesus,  nossa identificação com estas realidades e como desfrutarmos da vida eterna que nos foi concedida pela graça, mediante a fé. Assim tomaremos posse da vida eterna!

  ·      “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” (1Tm 6:12 RA)

          Examinemos nossa condição em relação ao pecado e avancemos em nossa vida de santidade, segundo Romanos 6 :

1.      Morremos para o pecado: Em Cristo Jesus morremos para o pecado.

·         “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Rm 6:2 RA)

2.      Não devemos servir ao pecado como escravos: Nossa identificação com Jesus nos conduziu a morrer para o pecado e vivermos para Deus:

·         “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;” (Rm 6:6 RA)

3.      Devemos nos considerar mortos para o pecado: Devemos ter consciência do que foi feito por nós e em nós.

·       “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.” (Rm 6:11 RA)

4.      Não podemos permitir que o pecado reassuma o governo de nossa vida:

·         “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;” (Rm 6:12 RA)

5.      Nosso corpo não deve estar disponível para pecado e nem para o pecar:

·         “nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.” (Rm 6:13 RA)

6.      Já não estamos sob o domínio do pecado: O pecado não é mais nosso senhor, logo não lhe devemos obediência.

·         “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Rm 6:14 RA)

7.      Nos tornamos escravos de quem obedecemos:

·         “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Rm 6:16 RA)

8.      Éramos escravos do pecado, agora porém somos libertos do seu governo:

·         “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Rm 6:17-18 RA)

9.      Lembremos dos resultados vergonhosos que colhemos de quando vivíamos no pecado.

·         “Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos {isentos; isto é, no original, forros } em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.” (Rm 6:20-21 RA)

10.  Desfrutemos da nossa libertação em relação ao pecado: Agora podemos viver em santidade graças a Jesus.

·         “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;” (Rm 6:22 RA)

11. O fim de quem permanece no pecado é a morte eterna, mas de quem para ele morreu é a vida  eterna:

·         “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23 RA)

 

              Aprofunde seu conhecimento da obra vicária de Jesus e com certeza viverá de maneira diferenciada, visto que muitos de nós ainda estamos presos a ignorância vivendo como escravos de quem já fomos libertos. Deus te abençoe!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.