14 de nov. de 2023

Romanos 5. Tema: Adão e Jesus, semelhanças e diferenças.

  • “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.” (Rm 5:15 RA)
  • “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.” (Rm 5:18 RA)
  • “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.” (Rm 5:19 RA)
  • “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1Co 15:22 RA)
  • “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.” (1Co 15:45 RA)

 

           Fazer um paralelo entre Adão e Jesus é uma reflexão bastante interessante, pois nos leva a perceber as semelhanças e distinções entre estes dois personagens da história humana e como nos identificamos com eles.

           Em Adão estava toda a humanidade e a partir dele todos os seres humanos vieram a existir, só que, como ele pecou, todos os seus descentes nasceram pecadores e assim tem sido, uma humanidade pecadora. Em Adão todos estavam contidos, pecaram, morreram espiritualmente e se apartaram de Deus.

           Jesus nos é apresentado na Bíblia como o segundo Adão, visto que Nele estão contidos todos aqueles que são perdoados por Deus, justificados, transformados, transpostos da morte para a vida, compondo uma nova humanidade, realiançada com Deus, realinhada em propósitos e revitalizada.

          Assim como em Adão todos morreram e se apartaram de Deus,  todos os que estão em Cristo reviveram e estão aliançados com Deus. Pela ofensa de um só, primeiro Adão, a morte , o juízo (condenação), geraram um povo caído, pela obediência e pelo ato de justiça de um só, Jesus, o segundo Adão, vieram a graça e o espírito vivificante.  

          Hoje, você que recebeu Jesus como único e suficiente  salvador foi feito nova criatura, as coisas antigas (pecado, condenação, morte, maldição, separação de Deus) passaram, e tudo se fez novo. Por isso, você tem uma nova natureza, vida, história, nome e destino eterno. Você é parte de um novo povo, com o novo Senhor e caminha para um novo destino, pois é descendência do segundo Adão, Jesus.

        A descoberta e crença nestas verdades nos farão reinar em vida, através de Jesus Cristo, nosso Senhor: 

  • “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” (Rm 5:17 RA)
  • “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.