27 de nov. de 2023

1 Coríntios 2. Tema: Redenção e glorificação do homem.

           O pecado levou o homem aos calabouços da existência, ou fundo do poço da moralidade, a decadência espiritual. Porém, através de Cristo somos redimidos e podemos recomeçar a vida.

  • “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)

           Para que aprendamos a viver como novas criaturas, o Senhor providenciou ensinamentos que transformam nossa mente e nos conduzem a uma vida de progressivos avanços no resgate na imagem e semelhança divinas, perdidas no Éden.

  • “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;” (1Co 2:6-7 RA)

           O acesso e compreensão as verdades restauradoras e recriadoras da santidade, acontece através do agir pedagógico do Espírito Santo que a tudo prescruta e nos ajuda a entender quem somos, o que Jesus fez por nós e aplica a Palavra de Deus ao viver diário.

  • “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.” (1Co 2:9-10 RA)

           Só através da mudança de natureza e do ensino do Espírito Santo, nos tornamos capazes de entender as realidades espirituais e gradualmente nos tornamos semelhantes a Jesus, pois o homem natural não tem como entender as coisas do Espírito, pois lhe parecem loucura, porém, o espiritual a tudo discerne e é transformado de fé em fé e de glória em glória na imagem e semelhança de Deus.

          É importante entender que a "glorificação do homem", não é para torná-lo um deus, mas para restaurar a imagem e semelhança perdida pelo primeiro Adão e nos tornemos semelhantes a Jesus, o segundo Adão.

  • “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,” (1Co 15:45-51 RA)

         Procure a ajuda do Espírito Santo, a Ele se submeta e verá o projeto de Deus tomando forma em você e através de você. Sem Ele, nem tente, com Ele tenha certeza da vitória. 

  • “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16:7-14 RA)Deus te abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.