10 de nov. de 2023

Romanos 1. Tema: Consolados pela fé mútua.

  • "Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.” (Rm 1:11-12 RA)

          Como é bom ter com quem caminhar, compartilhar, somar, multiplicar! Como é maravilhoso saber que não estamos sós no mundo de tanta solidão, embora habitado por bilhões de pessoas, onde crescem o isolamento, a sensação de não pertencimento, o sentir-se só! Como é bom ter gente perto da gente, que cuida e se importa com a gente!

          Paulo, apóstolo, escritor, visionário, protagonista, reconhecia sua necessidade do outro, desejava e planejava estar com os outros para “reciprocamente confortar-se por meio da fé mútua”, pois reconhecia o valor, a riqueza do próximo estar próximo.

          Meu querido irmão, louve a Deus por pertencer a uma comunidade de fé que embora imperfeita e limitada, apresenta caraterísticas do Senhor da perfeição e por isso compartilha alegrias e dores, sorri e chora, estende a mão, mas também precisa da mão estendida, por errar precisa de perdão, mas também por errar sabe perdoar.

          Nosso Senhor providenciou pessoas que mesmo sendo doentes, podem nos ajudar a tratar nossas doenças. Mesmo carentes de abraços, podem nos abraçar e valorizam a grandeza do “pequeno rebanho”.

          Procure superar os medos, traumas, culpas e alegre-se em Deus, por ter alguém de carne e osso como providência e cuidado. São estas pessoas que nos forçam mudar e nos ajudam a promover mudanças.

           Saia, evite e combata a ideia da individualidade, da impessoalidade, da negatividade. Peça ao Senhor da Igreja para lhe ajudar a perceber a grandeza da Igreja e integre-se e entregue-se ao viver comunitário, pois só assim viverá a fé de maneira ampla.

Isso não significa que irá negar os problemas, os defeitos, os limites e limitações, pois existem, mas também, lembre que você só chegou até aqui por alguém ter orado por você, cuidado, ensinado e até lhe suportado (aguentado e dado suporte).

Observe os textos a seguir e perceba como nossos irmãos, inspirados pelo Espírito Santo, viam a congregação e o congregar. Aprenda a valorizar quem pergunta por você, ora por você, busca lhe alertar, corrigir e até disciplinar, pois só quem ama quer nos ver melhorar.

Sempre que puder procure estar, conversar, congregar, pois uma parte do que você procura está no outro e vice-versa. Soldados precisam do exército, equipes precisam de componentes, família precisa de pessoas, “ eu preciso de você, você de mim, nós precisamos de Cristo, até o fim".

Que o Senhor abra nossos olhos e nós abramos nosso coração. Deus nos abençoe!!!

  • Companheiro de tribulação, no reino e na perseverança: “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” (Ap 1:9 RA)
  •  Companheiro de lutas: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,” (Fm 1:1-2 RA)
  •  Companheiro de jugo: “A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.” (Fp 4:3 RA)
  •  Irmão e cooperador e companheiro de lutas: “Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades;” (Fp 2:25 RA)
  •  Companheiro de ministério: “E não só isto, mas foi também eleito pelas igrejas para ser nosso companheiro no desempenho desta graça ministrada por nós, para a glória do próprio Senhor e para mostrar a nossa boa vontade;” (2Co 8:19 RA)
  •  Companheiros de vida:Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;” (Cl 3:13 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.