21 de nov. de 2023

Posturas em relação ao mal (completo).

            A existência do mal é inegável e como cristãos precisamos saber como nos posicionar e proceder em relação a ele, para que prevaleçamos na fé e não sejamos contaminados e destruídos.

Vejamos como as orientações bíblicas a respeito de como lidar com o mal. Sigamos estas orientações pela fé e evitaremos muitos problemas:

  1. Quem ama não faz o mal: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Rm 13:10 RA)
  2. O mal também está dentro das pessoas e não apenas fora: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lc 6:45 RA)
  3. Cada dia tem sua parcela do mal: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6:34 RA)
  4. Discirna o mal: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:14 RA)
  5. Aborreça o mal: “Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo; talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, se compadeça do restante de José.” (Am 5:15 RA)
  6. Detestai o mal: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.” (Rm 12:9 RA)
  7. Evite toda forma de mal: “abstende-vos de toda forma de mal.” (1Ts 5:22 RA)
  8. Lute contra o mal: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6:12 RA)
  9. Não busque o mal: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” (Am 5:14 RA)
  10. Não conte com a possibilidade de faz o mal: “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?” (Mt 9:4 RA)
  11. Não deixe que o mal lhe torne maldoso: “Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.” (Rm 16:19 RA)
  12. Não faça mal algum: “Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados.” (2Co 13:7 RA)
  13. Não faça nenhum mal a você mesmo: “Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” (At 16:28 RA)
  14. Não faça uso do mal: “não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” (1Pe 3:9 RA)
  15. Não fique relembrando o mal: “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;” (1Co 13:5 RA)
  16. Não imite o que é mau: “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” (3Jo 1:11 RA)
  17. Não planeje o mal contra as pessoas: “nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR.” (Zc 8:17 RA)
  18. Não revide o mal: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;” (Rm 12:17 RA)
  19. Ai de quem diz que o mal é bom: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is 5:20 RA)
  20. Ai de quem maquina o mal: “Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos.” (Mq 2:1 RA)
  21. Ai de quem prospera praticando o mal: “Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr em lugar alto o seu ninho, a fim de livrar-se das garras do mal!” (Hc 2:9 RA)
  22. Evite que as pessoas retribuam o mal: “Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.” (1Ts 5:15 RA)
  23. Ore por livramento do mal: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mt 6:13 RA)
  24. Ore por proteção do mal: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” (Jo 17:15 RA)
  25. Prevaleça contra o mal: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:21 RA)
  26. Refreie sua língua do mal: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1Pe 3:10-11 RA) 

Porque não fazer o mal
 
  1. Quem ama não faz o mal: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Rm 13:10 RA)
  2. Quem pratica o mal, vive sob temor: “visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.” (Rm 13:4 RA)
  3. Quem faz o mal recebe tribulação e angústia: “Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;” (Rm 2:9 RA)
  4. Receberemos o juízo divino pelo mal que fizermos: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2Co 5:10 RA)
  5. Quem pratica o mal será condenado eternamente: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (Jo 5:28-29 RA)
  6. Deus não ouve a oração de quem pratica o mal: “Então, chamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá; antes, esconderá deles a sua face, naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.” (Mq 3:4 RA)

  

Oração contra o mal

               A maturidade e a fé têm me ensinado a orar assim: Senhor, livra-me do mal, dos homens maus, de ser mau e da aparência do mal, em nome de Jesus Cristo. Assim, procuro a ajuda do Senhor e também me mantenho alerta contra o mal interno e externo que tão de perto me acedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.