9 de nov. de 2023

Atos 28. Tema: Preso porém livre.

  • “Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.” (At 28:30-31 RA)

           O livro dos Atos dos apóstolos termina relatando que o apóstolo Paulo conclui sua jornada preso, porém livre. Preso por Roma, porém livre por Cristo, por isso podia  anunciar o Evangelho a todos que o procuravam.

Ao contrário do que muitos pensam, as maiores prisões não são as externas e sim as internas. Existem pessoas que embora possam ir e vir fisicamente, estão acorrentadas em seus espíritos e almas, tanto por demônios, quanto por pecados, sentimentos, emoções, lembranças, medos, revoltas, etc.

O apóstolo terminou seus dias com a alma livre de mágoas, rancores, ódio, etc. embora estivesse experimentado situações dificílimas sob a custódia de César, por ser acusado injustamente por homens maus. Paulo sabia em que cria, por isso “em nada tinha a vida como preciosa para si mesmo, pois viver era Cristo e morrer era lucro, afinal todas as coisas considerava como refugo, perante a sublimidade de Cristo Jesus, através de quem estava morto para o mundo e o mundo estava morto para ele”.  

           Quando lemos o Salmo 147 encontramos o escritor sagrado vivendo um momento bem diferente, pois se sentia fraco e debilitado, mas buscava em Deus libertação para sua alma: “Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.” (Sl 142:1-7 RA)

            Não sei como você está, porém lhe aconselho buscar libertação em Deus, para que sua alma esteja livre de tudo e de todos e assim possa viver e morrer, podendo receber quem lhe procurar para anunciar-lhes o Reino de Deus, que é “gozo, paz e alegria no Espírito Santo”. Paulo embora estivesse preso, estava livre, enquanto muitas pessoas embora estejam “livres” estão presas. Ele pela graça terminou bem, que o mesmo possa acontecer conosco!!!

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.