26 de nov. de 2023

1 Coríntios 1. Tema: Glorie-se em Deus.

          A busca por glória data do início da humanidade, quando Adão e Eva quiseram ser como Deus e comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal. Vindo a queda, o problema se agravou e a busca por glória intensificou-se, por isso, nos apegamos a nós mesmos e a outras pessoas de destaque, para nos gloriarmos.

          Logo no primeiro capítulo da carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo procura conscientizar os irmãos de que as pessoas que se destacam dentro da comunidade cristã (local e extra local), são apenas servas de Deus e tudo que são e fazem procede de Deus, logo, devem ser tratadas com apreço, porém não com idolatria, pois este comportamento gera mal-estar, divisões e perdas, visto que é na cooperação mútua que há enriquecimento de indivíduos e grupos.

          Quando criamos, aderimos e até promovemos partidarismo dentro da igreja todos saem perdendo e Cristo deixa de ser glorificado. Por isso, a voz profética deve se pronunciar procurando trazer os irmãos de volta a sobriedade.

  • “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?” (1Co 1:10-13 RA)

           Outro cuidado que deve existir é quanto a autopromoção, pois passamos a nos exaltar em relação as outras pessoas e geramos fraturas e até rupturas no ambiente que vivemos ou convivemos. Para combater esta postura pecaminosa e adoecedora, Paulo faz questão de lembrar os crentes de onde vieram e que em sua maioria não passavam de “loucos, humildes, desprezados e de linhagem plebeia”. Esta “passada na cara” visava trazer a sobriedade de volta, afinal tudo que somos e temos nos foi dado pelo Senhor.

  • “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (1Co 1:26-29 RA)

          Diante destas realidades, tanto os crentes de Corinto, quanto nós, devemos nos gloriar unicamente no Senhor, pois sem Ele, nada podemos fazer,  Nele estão nossas fontes, tudo de bom procede Dele e deve voltar para ele. Gloriemo-nos única e exclusivamente no Senhor" A Ele seja a honra, a glória e o louvor, para sempre.

  • “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” (1Co 1:30-31 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.