23 de nov. de 2023

Romanos 15. Tema: Deus da paciência.

           Existem verdades nas escrituras que parecem estar escondidas entre as letras, até que o Espírito Santo faz com que saltem aos nossos olhos, nos fortaleçam, edifiquem e desafiem a viver o projeto de Deus para nós e através de nós. Assim foi com respeito ao Senhor como DEUS DA PACIÊNCIA. Confesso que nunca tinha percebido esta adjetivação em relação ao Eterno.

           Nosso Senhor é o DEUS DA PACIÊNCIA, que maravilha!! Logo, podemos recorrer a Ele quando nos vermos aperreados, quer por questões internas ou externas, assim sendo, podemos pedir a Ele que compartilhe conosco Sua virtude, para que nos momentos  de adversidade nos mantenhamos sóbrios e nos comportemos adequadamente, movidos pela fé, mas também, protegidos pela paciência, para que possamos esperar até que as promessas se concretizem.

           A paciência é fruto do Espírito Santo, nos faz confiantes, contribui para gerar esperança, revela o amor de Deus em nossos corações. Por isso, convém que como servos de Deus tenhamos esta virtude, para que alcancemos as promessas de Deus, ajudemos uns aos outros e perseveremos até a volta de Jesus.

  • A Paciência é fruto do Espírito Santo em nossas vidas: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23 RA)
  • Ser paciente é melhor do que ser arrogante: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.” (Ec 7:8 RA)
  • A esperança é fruto da paciência e da consolação das escrituras: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
  • O amor é paciente: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,” (1Co 13:4 RA)
  • Precisamos ter paciência até que obtenhamos o cumprimento das promessas: “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” (Hb 6:15 RA)
  • Servos de Deus devem ser pacientes: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,” (2Tm 2:24 RA)
  • Devemos ser pacientes até a vinda de Jesus: “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.” (Tg 5:7 RA)
  • A paciência nos ajudará a manter nossos relacionamentos: Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,” (Rm 15:4-5 RA)
          Peça a Deus paciência, pois é bondoso e disposto a conosco compartilhar Suas virtudes, para que com Ele pareçamos e prevaleçamos diante das dificuldades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.