5 de nov. de 2023

Atos 25. Tema: É justo ouvir os dois lados.

  •  “A eles respondi que não é costume dos romanos condenar quem quer que seja, sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação.” (At 25:16 RA)

            Embora não sejamos juízes de carreira, por vezes nos deparamos com situações em que temos que atribuir juízo em relação a situações e pessoas, logo, precisamos estar preparados para não sermos manipulados e induzidos ao erro.

            Dependendo do que vimos e ouvimos e até das versões que temos acesso, podemos cometer erros e injustiças se fizermos juízo de valor imediatamente.

            Festo, governador romano, agiu com justiça em relação a Paulo, dando-lhe direito de apresentar sua versão dos fatos e defender-se das acusações recebidas por parte dos judeus.

            O Senhor Jesus nos orienta:  “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.” (Jo 7:24 RA), e para isto acontecer precisamos ir além do visível e das versões unilaterais.

            Procure ser mais criterioso antes de emitir sua opinião. Busque todas as informações possíveis. Dê as pessoas oportunidade de defesa. Aja com justiça, pois esta é uma característica do Reino de Deus:

  • “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Rm 14:17 RA)
  •  “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,” (1Co 6:9 RA)
  •  “Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o SENHOR, teu Deus.” (Dt 16:19-20 RA)
  •  “Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte.” (Pv 12:28 RA)
  •  “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” (1Jo 3:10 RA)
  •  “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Rm 6:17-18 RA)
  •  “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt 5:6 RA)
  •  “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:10 RA)
  •  “...Parcialidade no julgar não é bom.” (Pv 24:23 b)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.