25 de nov. de 2023

Parecer com Jesus

Introdução: Quando falamos de como os cristãos devem ser é obvio que estamos nos referindo a parecerem com Jesus. Ele é nosso padrão de santidade (caráter), espiritualidade, ministério, amor a Deus e ao próximo, renúncia, piedade, compaixão, zelo, etc.

            

Texto base: “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” (Mt 10:25 a)

·      Ter o mesmo sentimento que Ele tinha: “ Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Filipenses 2:5 RA)

·      Ter as marcas  que Ele tinha (onde Jesus tinha marcas?): Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gálatas 6:14-17 RA)

·      Amar como Ele amava:“ O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12 RA)

·      Andar como Ele andava: “ aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:6 RA)

·      Aprendei de Dele: “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30 RA) (Gl 2:4,5)

·      Revestir-se Dele: “ Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:13-14 RA)

·      Até sermos iguais a Ele (processo) : “ E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18 RA)

·      Mente de Cristo: “ Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16 RA)

·      Imitá-lo em tudo: “ Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1)

·      Atenção: santificação não é impecabilidade. Considerando que a santificação-consagração, é processual, significa dizer que estaremos sujeitos a errar e pecar. Quando isto acontecer não devemos nos desesperar, antes precisamos assumir nosso pecado, admitir nossa fraqueza e fragilidade e buscar o perdão e a restauração,  vindos  do Senhor.“ Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.  Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:8-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.