5 de nov. de 2023

Atos 24. Tema: Paulo, uma peste e agitador?

  • “Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos,” (At 24:5 RA)

         O fato de sermos cristãos suscitará em algumas pessoas ira contra nós, visto que defendemos a pessoa de Jesus, os princípios e propósitos do Reino de Deus, governo este contrário ao “mundo” (sistema) e seus seguidores.

         Para fazer-nos mal, situações são formadas e até forjadas para que soframos, nos calemos e até apostatemos da fé, pois para quem é das trevas a melhor coisa a fazer é apagar todas as luzes existentes, pois são denunciadoras: “Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.” (Jo 3:20 RA)

         Os judeus que desejavam prender Paulo contrataram um “advogado” para apresentar um libelo (ato acusatório) contra o apóstolo, denunciando-o como promotor de desordem social com o propósito de vê-lo preso e condenado, para assim deter a expansão do Evangelho, contudo não conseguiram êxito, pois mesmo estando preso não cessou de anunciar a Palavra de Deus.

         No Antigo Testamento o profeta Elias também passou por uma experiência semelhante, só que neste caso a perseguição veio de Acabe, rei de Israel, pois tinha uma vida desaprovada por Deus. “Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel? Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.” (1Rs 18:17-18 RA)

         Se você quer viver de maneira justa e piedosa deve estar preparado, pois perseguições estão a caminho e virão de dentro e de fora do povo de Deus, pois está escrito: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12 RA)

         Mas não desanime, pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de nós: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:10-12 RA)

         Saiba que sofrimentos iguais ao seus estão acontecendo em toda a irmandade espalhada pelo mundo: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1Pe 1:6-9 RA)

         Mantenha-se sóbrio e siga até o fim: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1Pe 5:8-9 RA)

         Busque em Deus fé e força, pois depois de provados e aprovados seremos maduros e íntegros: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tg 1:2-4 RA)

         Não abra mão da sua fé e fidelidade, pois fomos salvos, estamos salvos e estaremos salvos em Cristo Jesus, para vivermos na luz e como luzes neste mundo de trevas: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.