5 de nov. de 2023

Atos 26. Tema: Aproveite para testemunhar.

  • A seguir, Agripa, dirigindo-se a Paulo, disse: É permitido que uses da palavra em tua defesa. Então, Paulo, estendendo a mão, passou a defender-se nestes termos:” (At 26:1 RA)

        O Senhor Jesus desde sempre alertou seus discípulos quanto ao risco que correriam diante de seus acusadores, mas que não deveriam ter medo, pois seriam assistidos pelo Espírito Santo e Ele falaria através de seus lábios: 

  • “E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.” (Mt 10:17-20 RA)

        Esta realidade se cumpriu na vida de muitos cristãos, dentre os quais podemos citar Estevão, Pedro, João, Tiago e Paulo. Estes homens puderam evangelizar autoridades utilizando seus testemunhos como ponto de referência para o anúncio da mensagem do Reino.

  • “Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” (At 4:8-13 RA)
  • “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.” (At 6:8-10 RA)

        Você também deve estar preparado para ser usado como testemunha do agir de Deus perante todos os que lhe questionarem, pedindo a razão da sua fé, pois de Deus somos testemunhas:

  • “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1:8 RA)

        Pedro por vezes foi preso (At 4:1-3; 12:5), Paulo não foi solto por Festo, nem por Agripa. Estevão foi apedrejado (At 7:58). Tiago foi decapitado (At 12:2), mas puderam testemunhar  de Jesus perante as autoridades. 

         Como cristãos fortalecidos pela fé e amadurecidos pela experiência, precisamos entender que nem sempre obteremos os resultados desejados ao testemunharmos de Jesus, porém, com certeza, seremos usados para que nossos interlocutores tenham acesso as verdades do Evangelho e saibam da obra vicária de Jesus e do Seu projeto de salvação para todos os homens.

        Não é nossa responsabilidade converter ninguém, pois é obra exclusiva do Espírito Santo, porém é privilégio nosso sermos testemunhas do Reino de Deus, luzes, sal, profetas em meio a uma geração corrupta, para que ninguém se tenha por desavisado de que o Rei e o Reino estiveram entre nós.

  • “Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.” (1Pe 3:13-17 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.