7 de nov. de 2020

Hebreus 8. Tema: Agora Você é a Arca.

              Toda Aliança tem um testamento e nele estão escritos os termos do pacto com suas responsabilidades e privilégios, deveres e os direitos.

              A Antiga Aliança (antes de Jesus) tinha o seu testamento e este foi escrito em tábuas de pedra que tiveram sua primeira versão quebrada por Moisés,e que por ele tiveram que ser refeitas, para que o Senhor nelas reescrevesse suas diretrizes ( Ex 32 e 34).

              Estas tábuas eram carregadas dentro de um objeto chamado Arca da Aliança e era um dos objetos do tabernáculo, representando a vontade de Deus para Seu povo.

  • “Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” (Dt 10:3-5 RA)

               A Primeira (Antiga) Aliança teve sua glória, porém desvaneceu por ter sido escrita em pedras (2 Co 3:7-8). A Segunda (Nova) Aliança é firmada com o sangue de Jesus e é gravada nos corações dos crentes e por onde vão, a levam consigo.

  • “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb 8:10 RA)
  • “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,” (Hb 10:16 RA)

               Por isso, quando de fato temos um encontro com Cristo, somos feitos novas criaturas, tudo muda. Nosso prazer passa a ser o de estar na presença de Deus e viver pra glória de Deus (2 Cor 5:17). Afinal, passamos a ter uma Nova Vida e uma Nova aliança com o Deus Vivo e carregamos dentro de nós o Novo Testemunho.

  • “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)
  • “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1Jo 3:9 RA)
  • “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” (1Co 11:25 RA)
  • “...Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lc 17:21 b)

            Assim sendo, meu irmão, lembre-se que por onde for levará consigo a presença de Deus e o testemunho da Aliança que tem com Ele. Honre a Aliança, desfrute da aliança, Viva a Aliança.

                      No passado, a Arca,  com a palavra de Deus era trazida até você, agora, você é a Arca que leva a palavra de Deus até as pessoas. 

            No Antigo Testamento a Lei de Deus estava na Arca. Hoje, a Lei de Deus está dentro de você. Agora, você é a Arca!!




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.