11 de nov. de 2020

Hebreus 12. Tema: Do cansaço ao desmaio.

                 O trabalho, as lutas, os esforços, minam nosso vigor e consomem nossa energia psíquica, física e espiritual. Se não tivermos cuidado, podemos ser engolidos pelo “buraco negro” da ausência, ou dos poucos resultados.

                 Por vezes o cansaço nos remete a um desânimo e alguns chegam a desmaiar, devido ao esgotamento de suas forças.

                 Neste momento de fragilidade somos atacados por demônios e por pessoas, tentando nos convencer de que não valeu a pena. Além destes argumentos exteriores, surgem aqueles originados em nossos próprios pensamentos, que talvez sejam os piores e mais fortes em seus efeitos.

                 Para enfrentar estes momentos tão comprometedores é importantíssimo termos ao nosso lado pessoas de Deus que nos exortem a descansar para retomar a caminhada e estas exortações precisam sempre ser baseada na Palavra do Senhor que nos diz:
  • “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 RA)
  • “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2Ts 3:13 RA)
  • “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)
  • “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40:28-31 RA)
  • “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2 Jo 1:8)
  • “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1Co 15:58 RA)
  • “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp 1:6 RA)
  • “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:5-8 RA)
               Que o Senhor nos use, e use nossos irmãos, com língua de erudito, para que uma boa palavra revigore nossas forças e assim continuemos nossa jornada de fé, até recebermos a coroa da vida.

“O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.” (Is 50:4 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.