6 de nov. de 2020

Hebreus 7. Tema: Exclusiva Mediação de Jesus.

               Ao lermos as Escrituras, encontramos os profetas como representantes de Deus perante os homens, pois falavam o “Assim diz o Senhor” e os sacerdotes como representantes dos homens perante Deus, pois lhe traziam ofertas em nome das pessoas. Havia também a figura do Sumo sacerdote, que uma vez por ano, comparecia perante o Senhor no local chamado de Santo dos Santos, local mais interno do tabernáculo, para pedir perdão pelos pecados do povo, isto acontecia na Antiga Aliança (Antigo Testamento).

               A palavra de Deus nos apresenta Jesus como o perfeito Sumo Sacerdote da Nova Aliança (Novo Testamento). Aquele que nos apresenta e nos representa perante o Trono de Deus, para Interceder por nós, não com sangue de animais, mas com seu próprio sangue, e isto foi feito uma única e exclusiva vez, quando morreu na cruz do calvário. Por isso, o véu que impedia as pessoas de irem até o santo dos santos (local da presença de Deus), foi rasgado de cima prá baixo, e agora, através de Jesus podemos ir a presença de Deus ( Mt 27:21, Mc 15:38, Lc 23:45).

              Nós Cristãos, temos o único e suficiente intercessor, mediador, interlocutor, da Nova Aliança. Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote. Aleluia!!

  • “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1Tm 2:5 RA)
  • “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Hb 8:6 RA)
  • “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.” (Hb 9:15 RA)
  • “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” (Hb 12:22-24 RA)
  • “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Rm 8:34 RA)
  • Diante destas realidades espirituais estamos supridos, pois o próprio Jesus se apresenta a nosso favor perante o Pai:
  • “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb 4:14-16 RA)
  • “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15:16 RA)
  • “Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16:23-24 RA)
               Essa mediação de Cristo dá-se por muitos fatores, e dentre eles está o fato de ser Jesus 100 % homem, porém sem pecado. Nesta condição, nos entende plenamente e sabe o que padecemos, pois vivenciou tudo a nossa semelhança.

               Alegre-se!! Você tem quem se colocou a seu favor perante o Trono da Graça, Jesus, o Sumo Sacerdote. A obra está completa!!

              Não necessitamos de mais ninguém como mediador perante o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Deus Eterno e Santo, pois lá está Aquele que é suficiente em tudo, Jesus, o único mediador entre Deus e os homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.