13 de nov. de 2020

Tiago 1. Tema: O perigo do autoengano

                 Ser enganado é uma sensação terrível e causadora de revolta e prejuízos. Contudo, existe um tipo de engano que é o pior de todos, o AUTOENGANO.

                O autoengano é uma postura que adotamos tentando nos convencer de que algo errado é certo, algo ruim é bom, algo danoso é benéfico.

                Infelizmente,  muitas vezes nos autossabotamos e nos levamos a situações danosas e até desastrosas.

                Tiago nos alerta sobre três práticas de autoengano que devemos evitar:

  •  Ignorando a fonte das bênçãos em nossas vidas (1:16-18);
  •  Conhecendo e não vivendo (1:22-24);
  •  Sendo religioso, sem deixar de ser danoso (1:26-27)

                 Você tem se auto enganado achando que a fonte de suas bênçãos e virtudes é você mesmo ou alguma criatura, ou criação de Deus? Você tem se auto enganado sendo um conhecedor da Bíblia sem praticá-la? Você tem se auto enganado sendo um religioso, porém fazendo mal as pessoas através de seus atos e palavras?

                Não se auto engane, pois sua decepção no dia do juízo será ainda maior.

  • “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:21-23 RA)
  • “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:31-40 RA)

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.