23 de jun. de 2023

Neemias 6. Tema: Discernindo o mal.

  •  “ Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te. 11  Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. 12  Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram. 13  Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem.” (Ne 6:10-13 RA)

         O discernimento espiritual é muito importante para a saúde e preservação do corpo de Cristo, pois nos ajuda a perceber quem está por trás de pessoas e eventos, já que nem sempre o que parece corresponde à realidade: Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9  a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10  a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11  Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1Co 12:8-11 RA)

           A Palavra de Deus nos alerta que muitos são os enganadores e enganados mundo a fora, por isso precisamos estar atentos e provar os espíritos para vê se procedem de Deus: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 2  Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3  e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.” (1Jo 4:1-3 RA)

           Os enviados pelo inimigo são “lobos” disfarçados de ovelhas, demônios travestidos de anjos,  inimigos disfarçados de amigos. Paulo alertou os coríntios contra este tipo de gente: “ Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 14  E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:13-15 RA)

            Judas os decifrou, ao afirmar que  Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; 13  ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.” (Jd 1:12-13 RA)

             O problema é que se demorarmos a percebermos quem são estes indivíduos o estrago será feio e os prejuízos enormes, por isso, peça a Deus para discernir tanto o bem quanto o mal, pois assim se protegerá melhor e preservará  aqueles a quem tanto ama: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:14 RA)

              Neemias discerniu que alguns homens foram enviados pelos inimigos para causar distrações e prejuízos ao projeto de restauração dos muros de Jerusalém , por isso os rejeitou antes que causassem danos e pode dar continuidade ao que deveria fazer.

              Procure estar atento como Neemias e peça ao Senhor discernimento espiritual para poder perceber tanto o bem quanto o mal, para que mantenha e desenvolva sua fé e daqueles a quem estima.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.