6 de jun. de 2023

2 Crônicas 33. Tema: Filho rebelde de um homem de Deus.

  •   Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. 2  Fez o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. 3  Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, havia derribado, levantou altares aos baalins, e fez postes-ídolos, e se prostrou diante de todo o exército dos céus, e o serviu. 4  Edificou altares na Casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém, porei o meu nome para sempre. 5  Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR, 6  queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira. 7  Também pôs a imagem de escultura do ídolo que tinha feito na Casa de Deus, de que Deus dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre 8  e não removerei mais o pé de Israel da terra que destinei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que lhes tenho mandado, toda a lei, os estatutos e os juízos dados por intermédio de Moisés. 9  Manassés fez errar a Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 10  Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos.” (2Cr 33:1-10 RA)

 

             A história de Manassés é marcada por relatos terríveis, pois, durante boa parte de sua vida ele foi rebelde, enquanto seu pai foi obediente, foi maligno enquanto seu pai foi santo, foi infiel enquanto seu pai fora fiel. Manassés foi mau e perverso, enquanto seu pai era piedoso e correto. O interessante é que o Espírito Santo fez questão de registrar esta história, pois sabia que a mesma ensinaria muitas verdades. Manassés durante boa parte de sua vida foi um profano, embora tenha sido educado por um santo.

             Ao ler a história de Manassés fico imaginando como seu pai Ezequias sofreria se visse tantas coisas ruins que seu filho fez, pecando contra Deus e contra seu povo. Mas, infelizmente histórias assim se repetem, pois os seres humanos podem fazer suas próprias escolhas, ainda que sejam opostas as de seus pais, tanto para o bem, quanto para o mal.

            Que tipo de filho você tem sido? Tem repetido os erros e acertos de seus pais, ou tem escolhido andar por caminhos opostos aos que aprendeu? Essa resposta só você pode dar, afinal, as escolhas são suas, assim como as consequências que arcará. Faça um autoexame enquanto é tempo, caso contrário poderá estar desprezando um legado positivo, ou repetindo um legado negativo e não esqueça que terá os resultados que semear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.