6 de jun. de 2023

2 Crônicas 32. Tema: Liderança circunstancial.

  •   Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo: 7  Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8  Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.” (2Cr 32:6-8 RA)

          Líderes são chaves que abrem e fecham portas. As vezes faz-se necessário um líder que abra portas, outras, um líder que feche as portas, isto porque cada realidade precisa ser analisada e bem vivenciada. Um líder que abre a porta que deveria ficar fechada, ou um líder que feche a porta que deveria ser aberta, causará grandes prejuízos para si e para seus liderados. Por isso, para cada contexto um tipo de liderança faz-se necessário.

          Existem lideranças de conquistas, de desenvolvimento, de resistência, lideranças estruturadoras, restauradoras, etc.,  cada uma tem sua relevância, desde que estejam no lugar certo, no tempo certo e ajam de maneira certa.

          O interessante é que cada tipo de liderança tem sua importância em seu contexto específico, pois desempenhará seu papel a partir da sua formação (formal e informal) e da realidade cultural e histórica que está inserida.

          Isto não significa dizer que pessoas diferentes ocuparão cada tipo de liderança especificamente, mas que a capacidade de adaptação, transformação e reestruturação faz-se necessária para cada momento.

          As vezes Deus levanta líderes diferentes para cada momento como aconteceu com Moisés e Josué. Outras vezes, o Senhor transforma a mesma pessoa, concedendo-lhe novas condições para liderar o novo contexto como foi o caso de Ezequias. 

            O desafio do líder é saber quando é a hora de mudar, ou de se mudar, isto é, ir embora. Caso não tenha este discernimento poderá prejudicar a quem tanto quer ajudar. Da mesma forma, afastar-se de uma liderança na hora errada pode nos custar caro como aconteceu com Ló.

         A princípio a liderança de Ezequias teve um caráter restaurador e reformista, pois teve que trazer o povo de volta aos caminhos do Senhor, porém diante das ameaças de Senaqueribe, Ezequias precisou liderar uma resistência as ameaças surgidas. Dentro desta nova realidade a liderança de Ezequias precisou ser transformada para poder ser utilizada.

          De certa forma, todos nós exercemos liderança, visto que estamos inseridos em contextos familiares, políticos, profissionais, espirituais, etc. e precisamos saber quando e como devemos agir diante das realidades que se nos apresentam.

          Peça sabedoria a Deus para saber que tipo de líder precisa TER e SER no momento que está vivendo, pois assim receberá e exercerá a influência mais adequada para o momento e obterá os melhores resultados, quer sejam de conquista, manutenção, estruturação, desenvolvimento ou resistência, esteja atento, pois “ o sábio conhece o tempo e o modo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.