23 de jun. de 2023

Neemias 5. Tema: Nosso padrão é outro.

  •  “Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.” (Ne 5:15 RA)

         Na vida temos a oportunidade de sermos parecidos com pessoas do bem ou do mal, assimilar comportamentos positivos ou negativos, corretos ou incorretos. Como cristãos, precisamos entender que nosso padrão espiritual, ético e moral é o Senhor Jesus e aqueles discípulos piedosos que o seguiram.

         Decidir não seguir o “curso deste mundo” e não se “conformar com este século” requererá fé, paciência , perseverança e coerência, visto que nos oporemos ao sistema que jaz no maligno e até a nossa natureza pecaminosa, que milita contra o Espírito:  “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gl 5:17 RA)

         Neemias teve a fé necessária para não liderar como aqueles que o antecederam, pois dominavam o povo e este não é o padrão do governo no Reino de Deus, pois entre os que não servem ao Senhor os líderes devem ser servidos, já entre nós os líderes devem servir:  “Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26  Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27  e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28  tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mt 20:25-28 RA)

         No primeiro século, havia em uma das igrejas cristãs um homem chamado Diótrefes, que governava exercendo domínio sobre os irmãos e João Apóstolo disse que iria confrontá-lo, pois procedia  fora do padrão e propósito de Deus: “ Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. 10  Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. 11  Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” (3Jo 1:9-11 RA)

            Seja ousado e perseverante na fé, pois ela gerará obras coerentes com o padrão divino. Siga o modelo e os ensinamentos de Jesus e será diferente e fará a diferença, onde quer que esteja independentemente da posição que ocupe. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.