14 de jun. de 2023

Esdras 3. Tema: invista nas bases do altar.

  • “... levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para sobre ele oferecerem holocaustos, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus. 3  Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, de manhã e à tarde.” (Ed 3:2-3 RA)

 

            O culto era elemento central na fé judaica, por isso, deveria ser prestado com muita reverência e santidade, seguindo as prescrições dos livros da Lei.

            Os sacrifícios realizados tinham significados espirituais, por isso os sacerdotes, os animais e o altar precisavam estar de acordo com a vontade de Deus.

            Jesua,  seus irmãos e Zorobabel edificaram o altar para holocausto e tiveram o cuidado de  firmarem bem as suas bases. Isto nos ensina que investir nos fundamentos é fundamental para podermos prestar um culto aprovado por Deus.

            Você tem investido nos fundamentos de sua fé? Saiba que se deseja ser um verdadeiro adorador esta é uma necessidade. Sem fundamentos sólidos o altar ruirá e não haverá culto conforme a vontade de Deus.

 

  • Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 7  Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (1Pe 2:6-7 RA)
  •   Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21  no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22  no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2:19-22 RA)
  • “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12:1 RA)
  • “Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:20-24 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.