26 de jun. de 2023

Neemias 13. Tema: Pequenos descuidos, grandes prejuízos.

  •   Mas, quando isso aconteceu, não estive em Jerusalém, porque no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, eu fora ter com ele; mas ao cabo de certo tempo pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém. 7  Então, soube do mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de Deus. 8  Isso muito me indignou a tal ponto, que atirei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. 9  Então, ordenei que se purificassem as câmaras e tornei a trazer para ali os utensílios da Casa de Deus, com as ofertas de manjares e o incenso.” (Ne 13:6-9 RA)

         É impressionante como a natureza pecaminosa aflora facilmente. Basta a ausência do líder ou a falta de vigilância do próprio indivíduo para os pecados aflorarem e contaminarem tudo que vinha sendo cuidado.

         Neemias precisou ir a babilônia para tratar assuntos com Artaxerxes e neste intervalo o povo voltou as práticas abomináveis de outrora. Todo o esforço, investimento, esmero caíram por terra e sociedades erradas foram estabelecidas, casamentos desaconselhados foram realizados, crianças foram educadas fora do padrão de Deus.

         Ao retornar e ver o que estava acontecendo Neemias teve que confrontar pessoas, limpar ambientes, denunciar pecados e levar as pessoas a corrigirem seus comportamentos e rotas, além de orar e pedir a misericórdia de Deus. Todo este desgaste porque as pessoas tinham a natureza pecaminosa que precisa ser mantida sob o agir do Espírito Santo.

         Tenha cuidado consigo e com os seus, pois basta um pequeno intervalo de tempo distante do Senhor para as ervas daninhas voltarem a nascer e as pragas atingirem a plantação. Vigie e ore pois se você negligenciar sua vida com Deus ruirá.

  • “ Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister, 31  como também o fornecimento de lenha em tempos determinados, bem como as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem.” (Ne 13:30-31 RA)

 

 

          

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.